Chromecast é um dispositivo novo no mercado e que foi desenvolvido pelo Google para transformar TVs comuns em Smart TVs. Essa transformação ainda dá o direito de acessar aplicativos diversos, é uma maneira que o Google viu de permitir que o usuário continue usando sua televisão, sem ter que trocá-la por uma Smart, isso ajuda a reduzir os custos.

Esse gadget chegou ao mercado em julho de 2013, mas só agora que está sendo um destaque. Acaba sendo um recurso para que o usuário não tem que gastar muito comprando uma nova televisão, muitas pessoas já estão fazendo a utilização desse dispositivo e ele tem recebido muitos elogios.

Descrevemos abaixo algumas características que abordam o funcionamento desse dispositivo, entenda mais a respeito dele:

  • Ele conecta através de uma porta HDMI;
  • Necessário usar a rede Wi-Fi para transmitir vídeo e outros conteúdos por um smartphone, tablet ou notebook;
  • É possível fazer a transmissão de suas músicas favoritas do smartphone diretamente para suas caixas e o som;
  • É possível transmitir os entretenimentos preferidos do smartphone diretamente para televisão.

O Chromecast consegue fazer a transmissão através de vários dispositivos utilizados pelo usuário, tais como laptop, iPhone, iPad ou de qualquer dispositivo com sistema Android. Os passos para utilização são bastante simples e iremos mencionar como funciona para que você tenha conhecimento, confira as instruções a seguir:

  • Faça a conexão do Chromecast na sua televisão, depois acesse: https://www.google.com/chromecast/setup/
  • No link acima você poderá fazer o download do app Google Cast para o seu smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS;
  • Conecte o seu smartphone ou tablet na rede Wi-Fi do Chromecast;
  • Depois acesse o aparelho e clique em Transmitir.

A parte de configuração é rápida e simples e os aparelhos já identificam o recurso, o que facilita ainda mais para o usuário. Para quem deseja acessar aplicativos na televisão comum, nada melhor do que esse dispositivo para facilitar a vida, sem contar que ele tem um preço bem acessível.

Caso você ainda não tenha realizada compra do seu, saiba que em lojas como Americanas, Submarino e outras, é possível encontrar por valores bem acessíveis. O dispositivo faz a conexão através da entrada HDMI, logo, é um requisito importante é que a sua televisão tenha essa opção.

Quanto custa o Chromecast?

O preço do Chromecast é acessível, ele sai em torno de R$180 no mercado brasileiro, o usuário consegue comprar tanto nas lojas físicas, como também nas virtuais. Como qualquer eletrônico, é necessário pesquisar os preços para encontrar uma empresa que ofereça o valor mais acessível, e quando a compra for realizada pela internet, é interessante dar preferência para as lojas que oferecem frete grátis.

Não dá para negar que esse dispositivo veio para facilitar a vida de vários usuários, uma vez que ele permite que essas transações sejam feitas, isso gera um conforto a mais. Caso ainda não tenha adquirido o seu, não deixe de testar esse recurso, o preço é bem acessível e você encontra disponível em várias lojas no mercado brasileiro.

Conheça o novo Chromecast 2

O novo Chromecast 2 foi anunciado em 2015, é um dispositivo com alterações melhoradas em relação ao modelo anterior. Esse lançamento adotou um formato de disco e fugiu do modelo anterior que mais parecia um pendrive.

Nessa nova versão o aparelho agora conta com um pequeno cabo para conectar o eletrônico à TV. O dispositivo também suporta maior resolução de vídeo e tem menor tempo de buffering.

Outro destaque é o novo recurso Fast Play que permite um carregamento do conteúdo de forma rápida. O aparelho passou por alterações positivas e isso impactou diretamente no preço final do mesmo.

Hardware e software foram inovados com a chegada do Chromecast 2. Nessa versão, o Google também fez parceria com empresas como Netflix e Spotify para deixar os aplicativos dos usuários ainda mais conectados. Aqui no mercado brasileiro, o preço dessa nova versão custa em torno de R$300.