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Whey Protein: O que é, benefícios e para que serve esse suplemento?

O Whey Protein é o suplemento alimentar hiperprotéico mais recomendado e utilizado, não só no Brasil, mas em todo o mundo. O único que garante resultados positivos, rápido e seguro no aumento de massa muscular e IMC. E, acreditem, ele também pode ser usado como suplemento para perder peso. Para conhecer mais sobre este produto inovador, leia atentatemente as descrições a seguir:

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é um suplemento alimentar bastante apreciado por atletas, pessoas que praticam atividades físicas e/ ou musculação e todos que necessitam de uma maior quantidade de proteína em sua alimentação para garantir mais saúde e longevidade.

O suplemento é especialmente a proteína extraída do soro do leite, a qual possui um peso molecular muito pequeno em contraste com um elevado valor biológico. Com uma gama de aminoácidos essenciais e, em especial, os de cadeia ramificada (BCAA), com outras diversas propriedades benéficas para a saúde. Tornando, assim, o Whey Protein, o suplemento mais completo da atualidade em proteínas.

Seu valor nutricional pode ser superior a diversas fontes de proteínas com maior valor biológico (VB 100) com mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura podendo ser comparado com os principais alimentos como o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 a 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico que também são outras grandes fontes de proteínas indicas para consumo.

Quais os tipos de Whey Protein disponíveis para consumo?

Existem hoje, três versões disponíveis no mercado. O fato do Whey Protein ser extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração  através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que acaba por resultar nas três versões de tipos de Whey Protein. Veja a seguir:

1 – Concentrada Whey Protein:

É A opção mais em conta, já que o custo para sua elaboração  é mais barato, pois ela passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras. Ainda sim essas Whey Protein contêm grande quantidade de BCCAs, glutaminas além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

2 – Isolada, Pura ou filtrada Whey Protein:

Tem uma versão diferenteda à versão anterior, sua concentração em proteínas é muito maior se comparada a versão da concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está pensando em dieta de redução calórica, visando emagrecer rápido ou definir a musculatura corporal.

3 – Hidrolisada Whey Protein:

Além de passar por uma filtragem bastante detalhada, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse tipo de Whey Protein pelo organismo, proporcionando assim, resultados aparentes em pouco tempo de uso associado a prática de exercícios .

É importante destacar que entre efeitos e benefícios do uso do Whey Protein podemos destacar maior retenção de nitrogênio e sua rápida absolvição que logo depois de um treino intenso é possível notar certa satisfação com o isso do suplemento.

Por: Equipe de Redação 201 Artigos
Artigos escritos pela equipe de redatores, colaboradores e escritores convidados.