O Que Não colocar em um Currículo Profissional

O Que Não colocar em um Currículo Profissional

Está em duvida sobre o que colocar ou não em um currículo profissional? Então veja nossas dicas de  como montar currículo objetivo e ideal para conseguir disputar as principais vagas de emprego.

O currículo é o cartão de visita para quem está procurando um emprego, por isso nada de enfeitar, colocar excesso de informações ou inventar informações falsas para tentar ganhar mais atenção.

Como preparar um bom currículo profissional

Antes de participar de qualquer processo de seleção de emprego, é preciso focar os seus objetivos, nada de querer atirar para todos os lados com a mesma munição, ou seja para cada cargo ou função é preciso adequar o currículo de acordo com as descrições do cargo, pois assim além de evitar ser descartado logo no inicio, lhe ajuda a preparar melhor até para a entrevista de seleção e não cair de paraquedas.

O Que Não colocar em um Currículo

Um dos erros mais comum em um currículo é colocar falsas informações para valorizar o “passe” se um cargo exige nível de inglês fluente, não adianta colocar que sabe falar inglês, pois haverá um teste de conversação, e não adianta por culpa no nervosismo, o selecionador saberá que está blefando.

Nada de inventar cursos que não fez, ou experiências profissionais que não poderá comprovar.

O currículo é apenas uma etapa em um processo de seleção, e as informações deverão ser coerente com as demais etapas, não adianta falar que é uma pessoa que trabalha bem em equipe, mas demonstra o contrario em uma dinâmica de grupo.

Seja Objetivo

Como Já abordamos no artigo sobre escrever um bom objetivo profissional, não enfeite de mais, seja sucinto, direto e saiba muito bem vender o seu potencial em poucas palavras, pois isso será fundamental para ser chamado ou não para uma entrevista de emprego.

É claro que excesso de objetivo pode ser prejudicial, se o candidato for sucinto demais em sua descrição, não der informações necessárias para ser avaliado.

Montando um currículo de sucesso

Muitos profissionais têm  todos os pré-requisitos para ocupar uma vaga de emprego como: experiência, dinamismo, proatividade e formação acadêmica, mas é na hora de desenvolver um bom currículo para obter sucesso em uma seleção de emprego, que ele falha, por isso para não errar mais na hora de fazer o seu currículo, segue um pequeno checklist para auxiliar na hora de fazer um currículo de sucesso e conseguir participar da seleção de emprego que tanto sonhou:

  • Não coloque foto, somente em casos que for solicitado
  • Não informe o numero de documentos como RG e CPF
  • Não invente dados dos quais não pode comprovar ( cursos, experiências etc)
  • Não informe o motivo que saiu do outro emprego
  • Não coloque carta de referencia, a mesma deve ser entregue pessoalmente na hora da entrevista, caso solicitada
  • Certificado de Cursos
  • Referencias pessoas e nome para contatos
  • Evite erros de português e gírias
  • Não escreve na primeira pessoa (Ao invés de colocar “eu desenvolvi um projeto” substitua por “desenvolvimento de projeto”)

Se não for solicitado evite colocar telefones de contados de referencias comerciais e nunca coloque nome dos pais e números de documentos, já a pretensão salarial, informe somente se for solicitado.

Para finalizar evite utilizar papeis coloridos, com enfeitas, usar letras coloridas e fontes que não seja o padrão Arial e Times New Roman de preferência.