Estou Desempregado | O que posso fazer para ganhar dinheiro

Estou desempregado e agora?

O Brasil foi afetado por uma grande crise econômica, e isso interfere no setor produtivo. Muitas empresas para adequar suas finanças essa nova realidade. Realiza corte de funcionários.

Ficar desempregado em um momento como esse, pode causar muito medo e dor na pessoa que foi demitida. Afinal, a perda do salário mensal, precisa mudar rotinas para não estourar o orçamento.

A primeira atitude que deve ser tomada nessa situação, é colocar os pensamentos em ordens e começar a planejar os próximos passos. São muitas coisas que precisam ser repensadas em um curto período de tempo.

Estou desempregado e agora?

Já abordamos aqui no NowPix, sobre pessoas que ficam desempregadas depois dos 40 anos. Se, você se encaixa nessa situação, vale a pena a leitura.

Quando um trabalhador está insatisfeito com o seu serviço. Ou mesmo já pensava um desligamento para buscar novas possibilidades, como o abrir um pequeno negócio em casa. Essa é uma situação atpe que controlado, quando é feita com planejamento.

Mas, para a grande maioria dos desempregados, essa situação, os pegam de surpresa. E, o maior pesadelo, torna realidade: perdi meu emprego, e o que faço a partir de agora?

Replanejar a vida pessoa e profissional após perder o emprego

Após passar o baque dos primeiros dias, é preciso colocar a casa em ordem. Fazer uma auto-critica, descobrir o que realmente aconteceu e quais os motivos que levaram a sua demissão.

É importante não de martirizar, ficar se culpando por tudo, mas descobrir onde pode melhorar. Essa auto-crítica é fundamental para definir seus próximos passos em busca de uma recolocação profissional.

Ficar desempregado, não é nada agradável, mas em muitos casos, pode ser um choque de realidade necessária. Isso possibilita uma reciclagem profissional, mudanças de posturas ou rumos a seguir profissionalmente.

A capacidade de resiliência (capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças) é fundamental nesse momento. Não deixe se abater e evite pensamentos negativos.

Reciclagem profissional

O mercado de trabalho e as novas tecnologias, mudaram completamente as habilidades que uma empresa espera de um profissional. Muitas vezes, quando ficamos por muitos anos em uma mesma organização, tendemos a acomodar com a situação. Isso pode ser prejudicial, por não perceber com clareza essas mudanças, entrando em uma perigosa zona de conforto.

Ao ser demitido, é necessário fazer uma reciclagem total dos seus conhecimentos, lembre-se, reciclar conhecimentos, não é abrir mão de sua experiências, mas usá-la ao seu favor em algo novo, estar mais capacitado e aberto as novos mudanças.

Ricardo Karpat, Diretor da Gábor RH, administrador de empresas especializado em recursos humanos, dá uma dica importante para quem está vivendo esse momento na vida profissional: “Aproveite o momento ocioso e invista em alguns cursos que possibilitarão novas qualificações, criarão novos relacionamentos comerciais e abrirão, assim, outras possibilidades. É evidente que custos devem ser diminuídos, mas esses cursos devem ser encarados como um investimento.” artigo publicado no site da Catho

Estou desempregado e preciso ganhar dinheiro, o que eu faço?

Reciclar conhecimento e colocá-lo ao seu favor. Muitos profissionais adquirirem uma grande bagagem de conhecimento ao logo de sua carreira, e nem sempre conseguirá uma recolocação no mercado de trabalho, que possibilite um bom rendimento.

Alem disso, muitos profissionais com mais de 40 anos, encontram dificuldade de recolocação profissional. Nesse caso, é importante reavaliar os seus objetivos e descobrir a possibilidade de tornar um empreendedor e abrir um negocio, no qual possa aproveitar o seu conhecimento profissional.

O mercado de empreendedorismo, ainda é relativamente novo, existem ainda diversos nichos ou possibilidades de negócios para ser exploradas, os investimentos pode ser de micro, pequeno e médio porte, como as franquias, que possibilitam abrir um empreendimento, aproveitando toda a estrutura, conhecimento e nome no mercado, oferecido pelo franqueador, o mercado de franquias oferecem possibilidades de empreendimentos em diversos segmentos.

Para quem deseja ser um empreendedor, o SEBRAE oferece diferentes tipos de acessória, que vão de cursos, palestras, consultoria e workshops, alguns cursos do SEBRAE são oferecidos gratuitamente via online.

Leia mais...