Resumo do filme Preciosa – Uma História de Esperança: Baseado em livro de Sapphire, Preciosa narra a história da jovem de 16 anos Claireece Precious Jones, que sofre privações inimagináveis em sua juventude.

Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida.

A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: “Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Uma história intensa de adversidade e esperança.

Crítica do Filme Preciosa – Uma História de Esperança

Dirigido por Lee Daniels (primeiro negro indicado ao sindicato dos diretores e segundo ao Oscar), Preciosa conta com uma trama forte, pesada e intensa.

O interessante é ver que apesar de ter todos os ingredientes para, o roteiro não cai no melodrama ou no dramalhão maniqueísta. Ao contrário, desenvolve o filme com cuidado, seriedade e, principalmente, humanidade.

Nos encantamos com a protagonista e somos levados a torcer pela mesma, ao mesmo tempo em que somos obrigados a encarar uma dura realidade social.

A direção de Daniels é excepcional por conseguir com maestria coordenar cenas de apelo realista e humano, cenas que exploram a fantasia da protagonista e momentos de extremo horror.

A estética usada por ele é brilhante e original, mescla essas três características e contribui para um resultado final de alto nível. Ele ainda deixa o filme com uma interessante cara de filme independente social com estética de anos 80, contribuindo na ambientação.

As interpretações sinceras convencem o espectador e são primordiais para que mergulhemos na história e nos emocionamos. Gabourey Sidibe está fantástica como a introspectiva e sofrida Precious e a premiada Mo’Nique constrói um personagem asqueroso que, de principio, parece um monstro que, sem razões, insiste em maltratar a filha, mas que, depois, em certa cena, derrama toda a sua frustração de anos.