O mercado de trabalho é um universo muito competitivo, exigindo que o profissional tenha experiência e cursos de formação. Nesse cenário, conseguir o primeiro emprego, é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos jovens.

Mesmo sem experiência, é possível sim, conseguir uma colocação profissional em grandes empresas. Nesse artigo, serão abordadas algumas dicas muito úteis para conseguir o primeiro emprego.

Cursos
Para compensar a falta de experiência, é preciso investir em cursos. Ter uma graduação ajuda, mas não é essencial. Nesse momento, um curso técnico ou de aperfeiçoamento, pode ser um bom início. Vale lembrar que todo o conhecimento e aprendizado são importantes para compor um currículo inicial.

Currículo para o primeiro emprego
Mesmo para os profissionais mais experientes, desenvolver um currículo, exige certa dificuldade na elaboração. Portanto, nada de se desesperar, com um pouco de paciência e organização, é possível elaborar um bom currículo profissional.

Há um ditado que diz: “no papel cabe tudo”, ou seja, é muito fácil colocar informações falsas, exageros em habilidades e experiência. Pode ser fácil, mas evite a todo custo cometer esse erro, seja verdadeiro, e foque somente nas informações relevantes.

Não coloque nada, que não seja possível ser comprovado. O recrutador pode entrar em contado para confirmar essas informações.

Para compensar a ausência de informações profissionais, foque em dados sobre cursos e experiências.

Trabalhos voluntários podem ser um bom diferencial. Além de conseguir alguma experiência com esse tipo de atividade, ela também agrega conhecimento e valor ao seu currículo.

conseguir o primeiro emprego, é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos jovens
Imagem/fonte: Pixabay

Estágio
Se você está estudando, fazendo faculdade ou curso técnico, procure conseguir um estágio durante o curso. Mesmo com baixos salários, esta costuma ser a melhor forma de entrar no mercado de trabalho.

Um erro comum, é enxergar o estágio como um extensão da escola. Mas o ambiente organizacional exige outra postura. É preciso encarar o estágio como um cartão de visita, isso porque, muitas empresas, dão oportunidades para os estagiários que se destacam.

Network
Construa um network, amigos são uma boa forma de conseguir trabalho. Faça com que seus amigos e familiares saibam que está a procura de emprego. Muitas oportunidades de trabalha surgem por meio de indicações.