PRONATEC 2019: Confira como funciona a inscrição nos cursos gratuitos

2 semanas atrásCursos e Educação

Novas tecnologias, bem como, um mercado de trabalho mais exigente, é necessário investir em educação para conseguir um bom emprego.  Para quem não tem condições de investir em uma graduação, a opção fica por conta das vagas oferecidas nos cursos técnicos do Pronatec 2019.

Cursos Gratuitos Pronatec 2019

O Pronatec tem como objetivo, oferecer cursos técnicos em importantes instituições de ensino, além das escolas federais e estaduais. Interessados, não precisam parar nenhum tipo de mensalidade. Pois os cursos são oferecidos gratuitamente, através de verbas financiadas pelo Governo Federal.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)  foi instituído pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação. Tem o objetivo de formar e qualificar mão de obra para o mercado de trabalho com nível técnico.

Alem de focar na qualificação profissional, o Pronatec, atua como agente social, ou seja, além de melhorar a mão de obra mais qualificada,  fortalece a economia local, agregando renda às suas famílias atendidas pelo programa.

O Pronatec é um dos programas de desenvolvimento social e educacional, fundamental do ponto de vista econômico, para atender as demandas dos diferentes setores da economia.

Confira como funciona a inscrição para o Pronatec 2019

O Pronatec, além de sua finalidade no desenvolvimento educacional, tem como foco prioritário a democratização do ensino profissionalizante para o desenvolvimento social, portanto existem alguns critérios para se inscrever nos cursos oferecidos pelo programa.

Tem direito de concorrer as vagas nos cursos gratuitos do Pronatec, estudantes de baixa renda, ou seja, que não possuem condições financeiras de pagar pelos cursos. Alem disso as vagas são destinadas para trabalhadores urbanos e rurais, estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio, beneficiários de programas federais de transferência de renda e solicitantes reincidentes de seguro desemprego.

Cursos Gratuitos Pronatec 2019
Imagem: Pixabay

Inscrições Pronatec 2019

Se você está interessado em fazer um curso do Pronatec ainda esse ano, não perca mais tempo, basta procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima, para participar de uma triagem, conhecer os cursos e efetuar a inscrição. Informações sobre endereços e horários de atendimento do CRAS, pode ser obtida na prefeitura de sua cidade.

O Pronatec fica com inscrições abertas durante o ano todo. As pessoas interessadas nas vagas gratuitas devem acessar o site pronatec.mec.gov.br e se inscrever gratuitamente pela internet. Cada candidato deve realizar uma busca online, informando estado, município e instituição. Se houver turmas abertas, basta clicar no item “Inscreva-se” e preencher um pequeno formulário eletrônico. Se não houver, é necessário optar por “receber notificações” de vagas em sua cidade.

As vagas gratuitas para cursos técnicos do Senac são distribuídas através do Sisutec. O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, classifica os candidatos com base na nota do Enem. O Sisutec costuma realizar o seu processo seletivo duas vezes ao ano.