Como fazer sucesso com as vendas diretas de catálogos porta a porta

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Como fazer sucesso com as vendas diretas de catálogos porta a porta

As características do mercado de vendas diretas no Brasil são influenciadas por aspectos socioeconômicos do país, como a crise econômica e o desemprego, que levam muitas pessoas a buscar novas oportunidades de renda extra. A busca por novas oportunidades de renda extra tornaram o Brasil um dos maiores mercados de vendas diretas, também conhecidas como “porta a porta”. As empresas mais populares nesse segmento incluem Tupperware, Avon, Natura, Demillus, entre outras.

Muitos empreendedores entram nesse segmento visando complementar o orçamento familiar, já que, em média, a renda proveniente da venda direta representa 31,3% do orçamento familiar, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Características do mercado de vendas

Atualmente, mais de 4 milhões de revendedores porta a porta estão distribuídos pelo país. E, para se destacar nesse mercado competitivo, é necessário ter muita criatividade. Apesar disso, o mercado de vendas diretas ainda tem um grande potencial, e os revendedores mais experientes conseguem lucrar até 4 mil reais, dependendo da época. A margem de lucro pode variar de 15% até 100%, dependendo da empresa ou segmento de atuação.

Dentro do mercado de vendas diretas, há uma ampla variedade de opções de negócios, incluindo empresas que atuam no segmento de cosméticos, livros, utilidades domésticas, roupas e até eletrodomésticos. Entre essas opções, os produtos que mais se destacam nas vendas porta a porta são os de cosméticos e cuidados pessoais, representando 52% das vendas, seguidos por roupas e acessórios, que correspondem a 22% das vendas.

Manter o foco e estar atualizado são fundamentais para o sucesso no mercado de vendas diretas, que está cada vez mais concorrido. Não basta apenas vender produtos de uma grande marca, é preciso ter uma boa estratégia de vendas e criar oportunidades de maneira assertiva, sem ser invasivo.

Além disso, ter conhecimento sobre o produto que está vendendo é essencial, especialmente em segmentos como o de beleza, onde é importante ficar por dentro das tendências e novidades. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), 52% dos empreendedores revendem produtos do mercado de cosméticos e cuidados pessoais e 22% do mercado de roupas e acessórios.

Como se destacar nesse mercado

Para se destacar em um mercado tão concorrido, como o de revendedores porta a porta, é fundamental ter estratégias bem definidas. A abordagem agressiva pode gerar resultados em curto prazo, mas pode prejudicar a imagem do vendedor e da empresa no longo prazo.

Por isso, é importante focar nas reais necessidades e benefícios que o produto pode oferecer, e ser sincero com os clientes. Além disso, é recomendado ter estoque de cada produto para alavancar as vendas, e nunca atrasar a entrega.

Ter itens de demonstração é uma estratégia importante, principalmente para produtos novos no mercado, pois isso ajuda a dissipar a resistência que as pessoas podem ter em relação a produtos desconhecidos. Por fim, é essencial estar sempre atualizado e buscar conhecimento sobre as tendências e novidades do mercado em que atua.

Empresas de vendas diretas porta a porta

Com um mercado tão diversificado, a escolha da empresa para revender seus produtos é uma decisão crucial para o sucesso do negócio. É importante avaliar fatores como a qualidade dos produtos oferecidos, a reputação da empresa no mercado, a sua política de preços e descontos, além do suporte e treinamento oferecidos aos revendedores.

A pesquisa sobre a empresa escolhida deve incluir a análise de sua história, valores, missão e visão, bem como suas políticas de atendimento ao cliente e de responsabilidade social. Além disso, é recomendável conversar com outros revendedores da empresa para obter uma visão mais completa e imparcial sobre o negócio.

Com as informações em mãos, o empreendedor pode tomar uma decisão mais informada e alinhada com seus objetivos e valores pessoais. Isso aumenta as chances de sucesso e de uma relação duradoura e satisfatória com a empresa escolhida.

Empresas Segmento
Yakult Alimentação
Natura Beleza
O Boticário Beleza
Avon Beleza e utilidades
Hermes Utilidades, moda e acessórios
Hiroshima Utilidades, moda, beleza e acessórios
Hinode Cosméticos
Herbalife Alimentação
Tupperware Utilidades
Eudora Beleza
Demillus Moda
Mary Kay Cosméticos
Mahogany Cosméticos
Racco Cosméticos
Jequiti Beleza
Casa Vip Enxovais Moda
 Polishop Utilidades e eletroportáteis
Chlorophylla Cosméticos
 Up Essência Cosméticos

Dica final: É importante avaliar diversos fatores na hora de escolher a empresa para revender, e a margem de lucro é apenas um deles. É preciso considerar também a qualidade dos produtos, a demanda do mercado, a reputação da empresa e a relação com os revendedores.

Uma empresa que oferece uma margem de lucro alta pode até parecer uma boa opção, mas se os produtos não têm uma boa aceitação no mercado, pode ser difícil alcançar o volume de vendas necessário para garantir um bom lucro.

É importante buscar um equilíbrio entre a quantidade de vendas e a qualidade dos produtos, escolhendo uma empresa que ofereça boas oportunidades de vendas e que tenha produtos com bom custo-benefício.

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Escrito por: Renata Lemos
Renata é formada em Pedagogia e Jornalismo, atuou no mercado publicitário e no desenvolvimento de conteúdos para sites com foco em educação, mercado de trabalho e carreira. No NowPix atua como redatora, escrevendo sobre temas diversos entre economia, educação e finanças.