Conheça dez técnicas para alavancar as suas vendas

Conheça dez técnicas para alavancar as suas vendas

Como conquistar mais clientes, como melhorar a renda e ter sucesso profissional? Compartilho nesse artigo, algumas técnicas de vendas, que podem ser utilizadas por novos empreendedores ou revendedores de produtos.

No dicionário, vender é definido simplesmente como: “transferir (bem ou mercadoria) para outrem em troca de dinheiro” Mas, é algo que vai alem disso, é claro que existe uma troca, é claro que existe um pagamento. Mas como ter sucesso, transmitir confiança e convencer alguém a comprar algo, que às vezes, ela não sabe que necessita.

Você é o seu melhor produto

Devemos lembrar que a concorrência, está cada vez maior, e para, se sobressair nas vendas, é preciso investir na sua própria imagem.

Afinal, você pode até ter um bom produto e preços competitivos, como o seu concorrente. Mas, o que fará um cliente escolher em qual comprar, pode ser uma questão de imagem.

Já abordamos aqui, sobre as revendedoras de produtos de beleza. Como uma cliente comprará um batom, um cosmético etc. Se, a vendedora, não investe na sua imagem pessoa, não se maquia ou utiliza algum dos produtos oferecidos.

Nunca subestime o seu potencial cliente, ele observará, se fala a verdade, se acredita no que venda, e isso pode estar nos detalhes.

Conheça o seu produto

Conhecer um produto, vai muito além de saber suas características, especificações técnicas etc. é preciso saber também, qual é o publico alvo desse produto, faixa etária, renda etc.

Eu posso saber tudo sobre um determinado livro acadêmico na área de administração. Mas terei poucas ou zero de chances de venda, junto aos estudantes do quarto ano do ensino médio.

É preciso ser mais assertivo na hora da venda, oferecer a coisa certa, no momento certo e para o cliente exato. Só consigo criar necessidade de vendas, onde há espaço para isso.

Saiba ouvir o seu cliente

Pode parecer algo corriqueiro em nossas vidas, mas ouvir o outro, é um exercício difícil. Na hora de vender, não é muito diferente.
Por isso percebe o que seu cliente está te dizendo, isso vale para a comunicação verbal e não verbal.

Certa vez entre em um aloja em busca de uma blusa com cores mais discretas. O vendedor me mostrou diversos modelos de roupas. Uma mais colorida que o a outra. Não preciso dizer, que não comprei nada nessa loja.

Já em outra loja, fiz a mesma solicitação, e, alem de apresentar modelos de acordo com as minhas necessidades, ofereceu peças complementares aquela blusa, me apresentando uma demanda e tendo sucesso em sua venda.

Nesse segundo caso, o vendedor, soube ouvir minhas necessidades e fazer a leitura correta, por isso, saber ouvir seu cliente, não pode faltar em suas técnicas de venda.

Necessidade e querer

Se perguntar ao seu cliente o que ela quer. Certamente terá uma enorme lista de desejos, afinal querer, nem sempre é poder.

Um exemplo. Eu posso querer um super carro importado, o problema é que, custa caro, e não posso comprar. Mas tenho necessidade de um veiculo.

A pergunta mas assertiva é saber as minhas necessidades e oferecer algo de acordo com minhas necessidades ou condições.

O que evitar na hora de fazer uma venda

1- Cumpra os prazos: Dependendo do produto oferecido, é preciso ter em mente, que pode ser um tipo de compra por impulso, ou seja, cumprir os prazos de entrega e ter um pequeno estoque do produto diminui as chances de uma compra cancelada.

Não vale a pena investir nas melhores técnicas de vendas, se não conseguir cumprir com os compromissos.

2- Evite falsas promessas sobre o produto: Criar necessidade em comprar um produto, é uma das melhores técnicas de venda, mas deve ser entendido diferente de mentir. Ou seja, fuja da tentação de inventar uma falsa promessa sobre o produto. Isso pode até ajudar nas vendas em curto prazo, mas certamente queimará sua imagem junto ao publico.

3- Conquiste seus clientes, mas não seja chato: Não seja um vendedor chato. Controlar a ansiedade em vender, ajudará a preservar a sua imagem. Quando uma pessoa está interessada em comprar, ela dá alguns sinais, como perguntar mais sobre o produto etc. Mesmo que ela não compre de imediato, há grandes chances de comprar futuramente.

Ou seja, uma boa técnica de vendas, consiste em não insistir demasiadamente, isso, pode passar a imagem de um vendedor chato.

Autoconhecimento

Saber mais sobre si mesmo, no dicionário, a definição de autoconhecimento, é simples e objetiva: Conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações etc.

Podemos apreender as melhores técnicas de vendas, saber tudo sobre os produtos, ser sinceros na hora das vendas, e conhecer nosso publico alvo, mas…

Quais são nossas limitação, o que devemos melhorar, ou melhor. Será que temos afinidade para as vendas, ou trabalhar com determinado produto, nicho de mercado e publico?

A afinidade, pode ser fator essencial entre ter sucesso no mercado de salgadinhos, em uma feira-livre ou vendendo sonhos, mas essa é uma resposta que, somente você tem.