Trabalhar a partir de casa | Ideias de negócios para montar

Trabalhar a partir de casa | Ideias de negócios para montar

Trabalhar em casa vem se tornando uma opção para muitos empreendedores, que decidiram abrir um negócio próprio. Apesar das inúmeras oportunidades, escolher a opção certa, nem sempre é uma tarefa fácil.

Uma grande ideia para trabalhar a partir de casa, para ter sucesso, é preciso uma boa organização, planejamento e dominar a área de interesse.

Ter experiência é fundamental, mas isso pode ser compensado com cursos de aperfeiçoamento ou profissionalizantes.

Mesmo sendo um trabalho residencial, é preciso estar regularizado junto aos órgãos competentes, como prefeitura, vigilância sanitária etc.

Verifique com um contador de sua confiança, todos os procedimentos, com abertura de empresa, ou mesmo a possibilidade de enquadrar a atividade como optante do simples ou mesmo como Micro Empreendedor Individual – MEI.

Ideias de negócios para montar e trabalhar a partir de casa

Abaixo separamos algumas idéias de negócios que podem ser feitas a partir de casa, algumas são opções simples para complementar a renda, já outras, são mais complexas e  mais conhecimento. Em comum entre todas elas, está na dedicação e no profissionalismo, como o segredo para ter sucesso trabalhando em casa.

1- Prestação de sérvio de manutenção predial:

Nesse segmento, existem  boas oportunidades e possibilidades de negócios para trabalhar a partir de casa.

Eletricista:

Os serviços de eletricista podem ser prestados para residências, pequenos comerciantes, e empresas de sua região. Para exercer essa função, o profissional precisa ter todos os conhecimentos técnicos e cursos exigidos por lei.

A divulgação, pode ser feita por meio de um baner ou placa fixado em frente de sua residência, bem como panfletos e divulgação boca a boca. O sucesso depende muito da qualidade do serviço prestado e bom atendimento.

Prestação de sérvio de manutenção predial

Pedreiro:

Muitos profissionais dessa área, aprenderam o seu serviço na pratica, mas já existem bons cursos para quem deseja trabalhar na construção civil. É importante observar o numero crescente de mulheres que buscam esses curso, para trabalhar como ajudante ou mesmo pedreiro.

Para quem deseja trabalhar a partir de casa, as opções de negócios, são focados em pequenas reformas, residenciais, escritórios ou pequenas empresas. O profissional também pode oferecer sua mão de obra como terceirizado em empresas especializadas em manutenção predial.

Uma área que trabalha muito por indicação, por isso, ser um bom profissional, cumprir datas e horários, bem como dominar todos os conhecimentos para a realização de todas as tarefas, são fundamental, para ter sucesso nesse segmento.

Pintor de Paredes:

Essa é outra área com grande oportunidade de negócios para quem deseja trabalhar por conta própria a partir de casa. O diferencial desse profissional está no zelo com os acabamentos, dominar harmonização de cores para atuar como um consultor de ambientes e manter sempre atualizado com as ultimas tendências e técnicas de pintura e texturização.

Marido de aluguel:

Com a vida agitada e acumulo de tarefas, muitas pessoas não tem tempo, ou mesmo não sabem resolver pequenos problemas domésticos, como traçar lâmpadas e  limpar calhas por exemplo.

Nesse contexto surgiu um profissional chamado popularmente de Marido de Aluguel.  Ele presta serviços em residências e pequenos comércios prestando serviços como: conserto e pequenas reformas em construção civil como eletricista, encanador, pedreiro, pintura etc.

2 – Prestação de serviços na área da beleza e estética

O Brasil é dono de um dos maiores mercados de beleza, higiene e cosméticos do mundo, por isso, essa é uma ótima área de negocio para quem deseja trabalhar em casa, as opções são diversas. Mas para quem deseja ter sucesso, não pode abrir mão de adquirir conhecimentos por meio de cursos e ser uma profissional disciplinado e gostar do que faz.

Manicure e Pedicure:

A manicure, é uma das mais tradicionais trabalhadoras autônomas do país, isso porque, elas podem tanto prestar seus serviços em parcerias com salões de cabeleireiros, quanto em sua própria residência.

Muitas profissionais são auto didáticas, aprenderam na pratica o seu oficio, mas é importante a realização de cursos de aperfeiçoamento. Nesses cursos são ensinados praticas de higienização, manipulação de equipamentos, bem como técnicas para a realização de um serviço de manicure de alta qualidade.

Quando um cliente é fidelizado, a propaganda boca a boca se espalha muito rapidamente, por isso prestar um bom serviço e oferecer soluções nos cuidados com as mãos, é o grande diferencial.

A manicure, é uma das mais tradicionais trabalhadoras autônomas do país

Cabeleireiro

Para quem deseja ter seu próprio salão de beleza, mas não tem muito dinheiro para investir nos gastos com locação de salão e compra de equipamentos, começar a trabalhar em casa, pode ser uma boa solução.

Mesmo que o serviço de cabeleireiro seja realizado em casa, é preciso preparar um espaço reservado, como um cômodo da casa dedicado somente para isso.

Para quem nunca trabalhou na área, é preciso realizar diversos cursos como corte de cabelos, coloração e manipulação de químicas.

Outro requisito importante é ter finalidade com a área da beleza e moda, pois o cabeleireiro precisa estar atualizado com as ultimas novidades e tendências em cores e cortes de cabelos, bem como harmonizações de estilos e moda.

Depilação e Estética

Essa é outra boa opção de negocio para trabalhar a partir de casa, assim como o cabeleireiro, quem for trabalhar com depilação e estética, precisa ter um espaço reservado em sua casa somente para esse tipo de procedimento.

Os serviços também podem ser prestados como autônomo em clinicas de beleza e salão de cabeleireiro. Segundo o site Guia da Carreira, um profissional nessa área pode ter ganhos mensais entre R$ 3.500, chegando até  10.000 reais em média para os bons profissional.

3 – Revendedores porta a porta

Vendedor produtos em consignação ou por catálogo, está entre as mais tradicionais modalidades de serviços realizados em casa. Grandes empresas surgiram em torno das vendas porta a porta, como a Natura, Avon, Tupperware, Hiroshima, De Milus entre outras. Os revendedores mais experientes transformaram essa atividade alem de uma simples renda extra, para ganhar mais de R$ 3.000 por mês.

Revender produtos de beleza e cosméticos por catálogo

Seja no trabalho ou na família, sempre há aquela simpática pessoa com uma revistinha oferecendo produtos de beleza. Marcas como O Boticário, Natura, Avon, Hiroshima e Jequiti, são famosas por suas revedendedoras.

Para quem busca uma renda extra, ou mesmo deseja trabalhar como autônomo, essa é uma excelente opção para trabalhar a partir de casa.

São grandes marcas com um publico fiel aos seus produtos, o que facilita na hora das vendas, mas para ter mais sucesso, as revendedoras de produtos de beleza, precisam gostar do que faz, ter finidade com a área da beleza e serem boas vendedoras para ganhar das concorrentes.

Já abordamos aqui no NowPix, quais os procedimentos para ser uma revendedora das principais marcas do pais, não deixe de conferir.

4 – Gastronomia e Alimentação

A área de alimentação, quando bem trabalhada, pode ser muito rentável. As opções de negócios são diversos, atuando para consumidores residências, pequenas empresas, comercio local e organizadores de eventos.

O serviço pode ser realizada na própria casa, desde que, obedeça todas as regras de higiene e manipulação de alimentos.

Confeitaria e decoração de bolos

Há sempre uma ocasião importante, onde necessita de doces e bolos para festas, seja em aniversários, casamentos e outras festas sociais.

A profissão pode ser aprendida na pratica ou por meio de cursos especializados, o importante para quem deseja entrar nessa área, é sempre buscar soluções que agradam a sua clientela. Confeiteiras(os) podem trabalhar vendendo bolos caseiros ou decorados para bares, padarias ou cafeterias.

Salgadinhos

Dentro do universo das festas, o mercado de salgadinho está sempre aquecido. Profissionais que dominam as melhores técnicas de preparo o oferecem produtos de qualidade, tem maiores chances de sucesso.

Entre os principais clientes estão bares, padarias, organizadores de eventos e buffets.

Marmitex ou Quentinhas

Em algumas cidades as famosas marmitas são conhecidas como quentinhas, já em outras como marmitex. Não importa muito o nome que é dado para o produto, mas esse é um bom nicho dentro da alimentação.

Clientes residências, pequenas empresas ou canteiros de obras, estão entre os que mais compras, mas antes de iniciar o negocio, é preciso conhecer bem a região, e se há demanda por esse serviço. Podendo ser realizada na cozinha da própria casa, essa é uma opção de negocio para quem gosta de cozinhar e tem facilidade com vendas.

Exigindo pouco investimento, a venda de marmitex ou quentinhas, exige criatividade na elaboração dos cardápios e boas práticas higiênicas e gestão dos estoques. Para quem não domina muito a arte de preparar refeição, pode aprender em cursos como os oferecidos em algumas unidades do Senac.

Comida congelada

Com a vida cada vez mais agitada e o acumulo de tarefas, muitas pessoas não tem muito tempo para dedicar no preparo das refeições. Por isso surgem profissionais que suprem essa necessidade oferecendo uma excelente opção de alimentação por meio de comidas congeladas.

Nesse segmento há necessidade de um investimento maior em equipamentos como freezers, equipamentos para embalagens a vácuo, bem como cursos de manipulação de alimentos e o preparo de comidas congeladas.

As opção de pratos precisam ser bem diversificadas com massas, carnes e sopas, bem como cardápios que atende o publico que buscam por uma alimentação mais saudável.

5 – Manutenção de roupas e acessórios

O segmento de moda e acessórios, é uma opção de negocio para trabalhar a partir de casa, pois há uma grande demanda de pessoas, que optam em fazer pequenos reparos e outros serviços em suas peças, ao invés apenas de comprar algo novo.

Manutenção de roupas e acessórios

Serviço de corte e costura

Uma profissão bastante antiga, que nos ultimas anos, ficou restrita muito a pequenas confecções e a grande indústria da moda.
Para que deseja trabalhar como autônomo como prestador de serviços de costureira ou alfaiate, saiba que ainda há oportunidades para os bons profissionais.

Abrir uma pequena oficina de costura ou atelier, garantirá clientela em busca de pequenos reparos em roupas, ou mesmo a customização de peças. Para expandir ainda mais os negócios, basta oferecer a confecção de roupas personalizadas, seja para festas ou uso no dia a dia.

Outra opção é prestar serviços terceirizados para pequenas confecções, que garante uma demanda continua de serviços.

Sapateiro

Quase não visto em muitas cidades, o sapateiro ainda supre uma grande demanda de pessoas que buscam pequenos consertos ou manutenção dos seus calçados.

Os profissionais mais experientes poderão oferecer outros serviços como a fabricação de calçados personalizadas, chinelos, botas e bolsas de couros.

Lavanderia

Em região onde há muitos edifícios residências, essa pode ser uma boa estratégia para abrir um negócio próprio.

Os serviços devem ser completos incluindo lavar e passar roupas, bem como fazer a busca e entrega.