Cinco lições para ser um empreendedor de sucesso

Vale a Pena ser Empreendedor? Conheçam cinco lições de vida e dicas para ser um bom empreendedor. Compartilho um pouco do que aprendi e espero que sirvam para você também.

Algum ano atrás, estava insatisfeito com a minha carreira profissional. Trabalhava em uma grande organização, mas aquilo já não me desafiava. Foi então que, decidi abrir meu próprio negócio. Queria ser um empreendedor de sucesso, mas não tinha muita ideia.

Busque conhecimento sobre o assunto, por meio de publicações especializadas. Ao domingos não perdia uma programa “Pequenas Empregas & Grandes Negócios”. Tudo isso, com o objetivo de ter uma grande idéia.

Vale a Pena ser um Empreendedor

Em minha busca para ser um empreendedor de sucesso, assistir uma palestra em uma faculdade de administração.

O que mais me chamou a atenção, foi uma frase do palestrante. “Todo mundo pode ser um empreendedor, mas nem todos devem ser”.

Na hora fiquei intrigado, mas nada tirou da minha cabeça a ideia de ter o meu próprio negocio.

Então, pedi demissão na empresa que trabalhava há alguns anos e montei uma lan house. Algo que dava muito dinheiro na época.

Não tinha afinidade nenhuma com internet, computadores, configuração de rede e em administrar algo. No inicio foi uma ótima experiência. A cada dia entrava mais clientes, a demanda era alta, pois poucas pessoas tinham computadores em casa e acesso a internet era mais raro ainda.

Não vou dizer que, não dava dinheiro. Mas aquilo tudo estava fora de minha realizada, das minhas afinidades e paixões.

Logo, o que era algo bom, passou a ser cansativo, além disso, precisei aumentar o numero de funcionários e comprar novos equipamentos. No final das contas estava saindo mais dinheiro que estava.

Até que um dia lembrei daquela palestra, e chegue a conclusão que, até poderia ter capital para abrir aquele negocio, podia ser um micro empresário, mas na verdade eu não devia ter entrado naquele desafio.

Afinal de conta, eu não estava descontente com o meu antigo trabalho, apenas precisava de novos desafios. Foi então que resolvi me desfazer do negocio, pagar algumas dividas e investi em minha carreira para volta ao mercado de trabalho.

Voltei a trabalhar com carteira assinada depois de minha aventura como um empreendedor. Por incrível que pareça, a minha sensação não era de fracasso, mais sim de alivio, nesse novo emprego fiquei por mais quatro anos.

A Hora certa de ser um empreendedor

Durante esses quatros anos fiz uma pós-graduação em gestão no Faculdade do SENAC, foi então que aquela necessidade de ser empreendedor surgiu novamente, mas foi ai que fiz uma analise daquela minha primeira empreitada, e compartilho aqui as cinco lições para ser um bom empreendedor:

01- Nunca faça algo pensando estritamente no dinheiro:

Quando sai do meu emprego direcionei todas as minhas frustrações para o meu salário, e não porque não tinha perspectivas de crescimento, logo busquei fazer algo pensando apenas no lucro, mas no final não tinha nenhuma afinidade comigo. Para quem quer ser um empreendedor de sucesso invista em qualidade e em suas próprias competências para conquistar clientes e fidelizá-los

02 -Fuja da moda:

O segmento que havia escolhido na época de lan house tinha uma grande demanda, mas por outro lado havia muitas pessoas abrindo uma em cada esquina, e o único diferencial que contava para os clientes era o preço do serviço, quanto mais barato mais clientes e pouco lucro, não demorou muito para haver uma canibalização do segmento.

03- Prepare-se:

Não faça nada por impulso, a não ser que precisa ganhar dinheiro com muita urgência por perder o emprego, fora isso planeje muito bem todas as suas etapas, estabeleça metas, conheça o mercado, invista em cursos.

Um bom lugar para reciclar conhecimentos são os cursos do SEBRAE, esteja sempre um passo a frente do seu concorrente, vale lembrar que o sucesso de um bom empreendimento não é apenas o valor investido, mas sim o capital de conhecimento adquirido.

04- Não tenha medo:

Se chegou a hora de mudar e buscar novos desafios, e passa a confiar mais em suas intuições, ao contraio do que muitos dizem, a intuição não é algo aleatório, existem muita ciência e cálculos por trás, são suas vivencias e aprendizado falando contido, pessoas de sucesso, somente chegaram ao topo por acreditar e confiar em seus ideais, seguindo claro todas as lições que numerei acima.

05- E para Finalizar uma frase:

Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam.” François Rabelais

A Grande Resposta!!

Após fazer um minucioso análise sobre as cinco lições, resolvi abrir uma nova empresa, mas agora na áreas de consultoria em gestão de pessoas, o principal objetivo foi poder compartilhar meus conhecimentos, vivencias e fazer algo no qual eu tenho prazer, por isso hoje eu digo que ser um empreendedor vale a pena, mas nem todos devem ser…

Ganhar Dinheiro

Vale a Pena ser Empreendedor, conheça lições e dicas para ser um bom empreendedor e abrir o seu negócio de sucesso que serviram para mim e também para você … Continuar lendo