Administração | Guia de Carreiras e Profissões

O curso superior de bacharelado em administração é ofertado em todo o Brasil por uma infinidade de faculdades públicas e particulares. Atualmente são mais de 2 mil cursos espalhados por todo o território nacional, que contam com a aprovação do Ministério da Educação.

Curso de Administração de Empresas

O curso de administração de empresas, é um dos cursos mais procurados por jovens estudantes, e por profissionais que desejam mudar de carreira investindo em uma nova profissão, por ser um dos cursos de maior abrangência de funções, podendo o formado em administração atuar em diversos setores dentro de uma empresa, o que aumentam muitas as chances de recolocação profissional no mercado de trabalho para exercer funções em cargos de gestão, diretoria e de planejamento em empresas privadas ou públicas, alem de administrar o próprio negocio para quem deseja ser um empreendedor.

Entre as matérias ensinadas durante o curso de administração podemos citar: economia, marketing, finanças, teorias organizacionais, gestão de negócios, gestão de pessoas e etc. Os cursos podem ser totalmente generalistas ou também possuírem ênfases em determinados setores de uma empresa em especial, como em gestão de pessoas ou finanças.

Os cursos superiores de administração costumam ter a duração de 4 anos e podem ser feitos na modalidade presencial ou a distância.

Mercado de Trabalho para o Formado em Administração de Empresas

O mercado de trabalho para quem se forma em administração é bastante amplo. Conforme citado anteriormente, o curso prepara o aluno para atuar nos mais diversos departamentos de uma empresa. É o profissional indicado para planejar, organizar e avaliar decisões das empresas ou dos departamentos.

O profissional estará sempre trabalhando com diferentes tipos de planilhas, criando indicadores e outros índices para averiguar o andamento de cada atividade. Além disso, também é preciso estar sempre atualizado com relação às melhores práticas do mercado e legislação vigente.

Os administradores de empresas são muito procurados por empresas, inclusive as pequenas e micro, que geralmente necessitam contratar profissionais que ajudem na implementação e organização empresarial.

Há também uma grande chance de sucesso em empreendimentos abertos por administradores, já que são capazes de compreender o funcionamento de todas as áreas.

Áreas de atuação do Administrador de Empresas

O administrador é um profissional treinado para atuar dentro das empresas. Por ter um perfil bastante generalista, é capaz de trabalhar em diversos departamentos, tais como: marketing, vendas, recursos humanos, financeiro, recursos humanos e até logística.

Os formandos em administração também possuem uma ampla possibilidade de trabalho em organizações não governamentais, instituições públicas e indústrias dos mais diversos ramos da economia. Um administrador também pode atuar como profissional autônomo, dando consultoria empresarial e ajudando gestores a encontrarem melhores soluções para seus negócios e incrementarem lucros. O curso forma o profissional para que possa trabalhar nos mais diversos setores, sempre com responsabilidade social.

Guia de Profissões

O curso de administração de empresas, é um dos cursos mais procurados por jovens, e por profissionais que desejam mudar de carreira no mercado de trabalho … Continuar lendo