Com a possibilidade de atuar em uma ampla área dentro do mercado de trabalho, faz do curso de Administração de Empresas, um dos mais procurados. Seja em instituições privadas, públicas ou trabalhando por conta própria. No curso de graduação, o formando sai habilitado para atuar como gestor na área da indústria, bens, comércio e serviços.

O curso de administração de empresas, é um dos cursos mais procurados por jovens estudantes, e por profissionais que desejam mudar de carreira investindo em uma nova profissão.

Por ser um dos cursos de maior abrangência de funções, podendo o formado em administração atuar em diversos setores dentro de uma empresa, o que aumentam muitas as chances de recolocação profissional no mercado de trabalho.

Curso de Administração de Empresas

Com duração de 4 anos, e podem ser feitos na modalidade presencial ou a distância. O curso superior de bacharelado em administração é ofertado em todo o Brasil por uma infinidade de faculdades públicas e particulares. Atualmente são mais de 3 mil cursos distribuídos em todo o país.

Durante o curso, o aluno aprende por meio de módulos multidisciplinar, conteúdo que o prepara para exercer gestão administrativa da organização relacionada aos planejamentos estratégicos, financeiros, processos de gestão de pessoas, de operações logísticas, gestão de materiais e patrimônio, e de marketing.

Entre as matérias ensinadas durante o curso de administração podemos citar: economia, marketing, finanças, teorias organizacionais, gestão de negócios, gestão de pessoas e etc.

Os cursos podem ser totalmente generalistas ou também possuírem ênfases em determinados setores de uma empresa em especial, como em gestão de pessoas ou finanças

Estágio obrigatório

Para a conclusão do curso, é obrigatória a realização de estágio. O estágio obrigatório pode ser realizado em organizações públicas e privadas de segmentos variados, tais como das áreas de comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa.

Mercado de trabalho para quem faz curso na área de administração

O mercado de trabalho para quem se forma em administração é bastante amplo. Conforme citado anteriormente, o curso prepara o aluno para atuar  em um amplo segmento do mercado.

É o profissional indicado para planejar, organizar e avaliar decisões das empresas ou dos departamentos.

Os administradores de empresas são muito procurados por empresas, inclusive as pequenas e micro, que geralmente necessitam contratar profissionais que ajudem na implementação e organização empresarial.

Há também uma grande chance de sucesso em empreendimentos abertos por administradores, já que são capazes de compreender o funcionamento de todas as áreas.

Diferencias para ser um profissional de sucesso

Mesmo sendo uma área com grande demanda nas empresas, disputar as melhores vagas como diretorias de empresas, é preciso um investimento contínuo em educação.

Para as vagas com os melhores salários, o profissional, precisa ter um perfil pró-ativo, buscar soluções que favoreçam a competitividade da empresa. A capacidade de liderança e gestão de equipes, bem como  uma visão empreendedora, são valorizadas no mercado de trabalho.

Para quem busca crescimento profissional, nunca deixe de investir no crescimento intelectual e ficar antenado ás últimas tendências do mercado. Para isso, é preciso fazer diversos cursos, como: pós-graduação, MBA, palestras, etc.

Mercado de trabalho para quem faz curso na área de administração
Photo by JESHOOTS.com from Pexels

Áreas de atuação do Administrador de Empresas

O administrador é um profissional treinado para atuar dentro das empresas. Por ter um perfil bastante generalista, é capaz de trabalhar em diversos departamentos, tais como: marketing, vendas, recursos humanos, financeiro, recursos humanos e até logística.

Os formandos em administração também possuem uma ampla possibilidade de trabalho em organizações não governamentais, instituições públicas e indústrias dos mais diversos ramos da economia. Um administrador também pode atuar como profissional autônomo, dando consultoria empresarial e ajudando gestores a encontrarem melhores soluções para seus negócios e incrementarem lucros. O curso forma o profissional para que possa trabalhar nos mais diversos setores, sempre com responsabilidade social.