Diferenciais de um curso EAD que você precisa conhecer

Nos últimos anos, a educação a distância vem passando por grandes transformações e se popularizando junto à sociedade. Haja visto que, as opções de curso EAD não param de crescer, seja em cursos técnicos, graduação, cursos livres, bem como, palestras, workshops, entre outros cursos de média e curta duração, oferecidos em instituições como SENAC E SENAI.

Os benefícios da Educação a Distância – EAD

Mas, não é somente no maior acesso ao desenvolvimento educacional, que os cursos EAD apresentam benefícios. Afinal, a melhora na comunicação, enriquecimento cultural e mergulho na virtualidade são só alguns dos “efeitos colaterais” provocados pelos cursos a distância.

Flexibilidade de horário, ritmo de estudo ditado pelo aluno, inclusão educacional, pouco ou nenhum deslocamento. Essas são algumas das vantagens mais comentadas sobre a educação a distância, mas há muitas outras que, às vezes, ficam “escondidas” ou a gente nem percebe.

O que saber antes de fazer um curso EAD

Confira a seguir alguns exemplos sobre a conveniência do estudo online.

Ao infinito e além – Na EAD, o estudante é o tempo todo estimulado a conversar com o professor por meio de chats e com os colegas em fóruns virtuais. É também no ambiente da internet que assiste a vídeo aulas, acessa os materiais didáticos e faz pesquisas. Portanto, um curso a distância ensina não apenas aquele conteúdo ao qual se propõe, mas é também uma grande aula sobre práticas quase tão fundamentais quanto o oxigênio: a exploração e a conquista desse infinito universo chamado web.

Para se expressar melhor – As trocas de ideias do aluno com o professor e com a turma ocorrem, na maior parte das vezes, por escrito. Quanto mais objetividade e clareza nas conversas, melhor para todos. Com isso, os estudantes tendem a criar comentários e perguntas mais bem elaborados, enriquecendo a consistência do debate. Por tabela, esse esforço contribui para se desenvolver a importantíssima competência da comunicação e expressão.

Os tímidos também têm vez – Não precisa levantar a mão para fazer perguntas, nem ir lá na frente apresentar o trabalho. Na EAD, essas experiências ocorrem em ambientes de conforto e sem constrangimentos. Se você fica envergonhado diante de uma plateia, vale a pena buscar um modo de superar isso, já que o dia a dia profissional muitas vezes exige intervenções em voz alta. Mas, na EAD, a timidez não é obstáculo. Ao contrário: interagindo no lugar e horário que mais lhes convêm, os mais tímidos ficam à vontade para contribuir com suas dúvidas e conhecimentos.

Do Oiapoque ao Chuí – As turmas dos cursos a distância reúnem alunos de várias regiões do Brasil e até de outros países. Portanto, nos fóruns virtuais cabem diferentes “sotaques”, visões de mundo influenciadas pela geografia e cultura locais e pela vivência escolar e profissional de cada um. Sem falar na multiplicidade de vocabulário, etnias, faixa etária, opção religiosa e outras peculiaridades. O nome disso é diversidade, uma qualidade cada vez mais valorizada e que não falta por aqui.

O rico dinheirinho – Em geral, os cursos a distância demandam menos gastos, sobretudo com espaços físicos. Isso se reflete em mensalidades mais baixas e que, na maioria dos casos, já incluem o material didático. Além disso, o aluno da EAD economiza o dinheiro das refeições fora de casa e também com gasolina, estacionamento, ônibus e metrô.

O professor escuta você – Embora o universo esteja ao alcance de seu mouse, a EAD ainda permite conversas ao pé do ouvido. Envie um e-mail a seu professor, consulte-o pelo bate-papo, fale com ele usando recursos de áudio e vídeo.

Enfim, são muitas as ferramentas que garantem a proximidade, assim como avaliações personalizadas. Aproveitando essas possibilidades, você recebe retornos mais precisos sobre seu desempenho.