O que ajuda a melhorar a concentração: Rotina de estudos ideal para EAD

O que ajuda a melhorar a concentração: Rotina de estudos ideal para EAD

Como melhorar a concentração e manter o foco? A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e desviar o foco. Com isso, especialistas em educação a distância – EAD, defendem a importância de uma boa rotina e dedicação mais eficaz para melhorar o aproveitamento dos estudos em EAD.

Gostar do que se estuda favorece concentração

Como é a rotina de estudos ideal para o aluno da EAD?
É fundamental que ele crie rotinas de acordo com a sua disponibilidade. Esse planejamento deve incluir não só o investimento de tempo, mas também prever quanto ele pode entregar em termos de atenção, dedicação e concentração aos estudos.

É possível dar dicas básicas para o aluno se organizar? Ou cada um deve buscar seu próprio modelo de estudos?

Para obter melhores resultados nos estudos é ideal que:

  • escolher um local adequado para estudar e equipá-lo com a infraestrutura indicada pelo curso. Ou seja, munir-se de material didático, conexão à internet, computador, softwares e outros itens;
  • definir uma carga horária semanal para dedicar-se aos estudos. Flexibilidade é uma característica da EAD, mas organização e disciplina são fundamentais para um melhor aproveitamento;
  • interagir por meio dos suportes técnico, pedagógico e administrativo. Ao criar uma proximidade com esses canais, o aluno estabelece uma relação de confiança com a Instituição.

Seguindo essas orientações, o aluno consegue adequar sua rotina às horas de estudo e aos contatos com tutores e colegas. Além de criar seu próprio ritmo de aprendizagem.

Como resistir a elementos de dispersão alheios ao momento de estudos, como mídias sociais, whatsapp, TV, música etc.?
O aluno deve usar esses recursos a favor do aprendizado. A internet dá acesso a conteúdos complementares, fontes adicionais de pesquisa e conversas com colegas e professores nos fóruns e chats. Algumas pessoas preferem estudar ouvindo música ou vendo TV. Repreender esses hábitos não garante sucesso na aprendizagem. Ao mesmo tempo, quando se precisa de concentração, qualquer fator alheio deve ficar em segundo plano.

O que garante uma boa concentração nos estudos?
A concentração e a apreensão dos conteúdos estão diretamente ligadas ao interesse do estudante e ao modo com que o curso o envolve, determinando seu engajamento e aprendizado. O aluno precisa identificar os objetivos que o levam a estudar aquele assunto, buscando referências que façam sentido e que o incentivam a aprender mais. Como nos seriados de TV, tão populares, cujos capítulos inéditos são ansiosamente aguardados. O ideal seria que houvesse o mesmo encanto em relação às aulas.

Rotinas adequadas de sono e alimentação podem contribuir para o aluno obter uma maior concentração?
É comprovado cientificamente que boas noites de sono, uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares fazem bem ao cérebro. Mas esse não é o dia a dia real de muitos de nossos alunos. Por isso, recomendamos que organizem suas agendas, alocando os estudos em momentos que se sintam bem, de modo que possam se dedicar com mais atenção.

Como o aluno deve lidar com o movimento de outras pessoas que moram ou frequentam seu ambiente de estudo?
É importante que todos ao redor estejam cientes da importância de seu momento de estudos e que, ao dividirem o mesmo espaço, saibam respeitá-lo. O bom senso deve prevalecer.