Provamos o famoso chopp do Pinguim em Ribeirão Preto

Choperia Pinguim

Não tem como falar de Ribeirão Preto, município do interior de São Paulo, sem associar a cidade ao  chopp do Pinguim , considerado por muitos o melhor chopp do Brasil.

Com mais de sete décadas de existência, a chopperia Pinguim vem consolidando sua fama como uma das mais importantes do Brasil, se tornando inclusive referência para a cidade de Ribeirão Preto para o mundo.

Sem duvida nenhuma, a chopperia Pinguim tem a excelência na qualidade do seu chopp, especulações sobre o segredo da fórmula do chopp da casa originou diversas lendas, como a famosa história do “choppeduto”, uma serpentina gigante que ligaria a fábrica até a cervejaria, localizada a algumas quadras.

Choperia Pinguim

Fundada em 1937, a chopperia mantém o clima dos anos 30 na conservação da arquitetura do prédio, na decoração interna e na vizinhança (o majestoso Theatro Pedro II  fica coladinho a chopperia) . O Pinguim está no chamado “Quarteirão Paulista” tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

Chopp Pinguim

Mas conspirações e teorias malucas (ou não) à parte, o fato é que a receita do sucesso do chopp do Pinguim está ligado a combinação do clima da cidade de temperaturas elevadas, qualidade do líquido servido, profissionais treinados para tirar o melhor chopp, lendas e as tradicionais tulipas, ostentando um belo colarinho, o que transforma o ato de tomar um belo chopp em uma experiência sensorial mágica!

Por falar em tulipas, são servidas anualmente aproximadamente 4 milhões, para um publico estimado de 1,5 milhão de cliente.

Dentre as personalidades que freqüentaram a chopperia Pinguim, esteve o ex-jogador de futebol Sócrates, ídolo da cidade que passou pelo time do Botafogo de Ribeirão Preto e conquistou o Brasil jogando pelo Esporte Clube Corinthians e Seleção Brasileira.

Desde 1984, a chopperia Pinguim é administrada pelo Grupo Graal, empresa famosa pelos auto-postos em diversas estradas do país.

Se pretende matar a sede nesse verão, não deixe de fora do seu roteiro gastronômico essa dica de viagem

Serviços:

Choperia Pinguim – Ribeirão Preto
Endereço: Rua General Osório, 389 – Centro
Telefone: (16) 3610-8258

Funcionamento: Todos os dias, das 10:30 à 1:00 da manhã

História da Choperia Pinguim

Em meados da década de 30, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, diversificava suas atividades e já mostrava vigor após o crash da Bolsa de Nova York, em 1929, que tirara poder político, mas não o charme da capital do café. Um imponente prédio, o Edifício Diederichsen, um dos principais do interior do Brasil, estava sendo construído no coração da cidade. Antes da inauguração oficial deste marco arquitetônico de Ribeirão, em 1937, um misto de bar com chopperia abria sua portas no térreo do edifício em acabamento, no dia 29 de agosto de 1936, sem grande alvoroço, bem na esquina das tradicionais ruas Álvares Cabral com General Osório.