7 passos para se sair bem na entrevista de emprego

7 passos para se sair bem na entrevista de emprego

Hoje a entrevista de emprego é uma etapa importante para conquistar sua vaga. Mesmo que o candidato tenha um excelente currículo para garantir uma oportunidade profissional é necessário se sair bem na entrevista.

Como sair bem na entrevista de emprego

Existem muitos casos de profissionais qualificados que acabam tropeçando na hora de conversar com o recrutador.

Para os candidatos que vão passar pelo processo, selecionamos uma série de dicas. Confira a seguir, os cuidados que devem ser seguidos e boa sorte!

1 – Antes da entrevista

Quem procura um novo emprego, sabe da dificuldade em encontrar uma vaga no mercado atual. A cada dia as opções estão menores e fica difícil conseguir uma entrevista e seguir pelas etapas do processo seletivo.

Na realidade, muitas pessoas acabam esquecendo e não se importam, quando e preciso fazer a diferença para que seja escolhido.

Neste caso, o ponto é pesquisar sobre a empresa. No seu próprio site é possível encontrar a missão, valores, entre outras informações. O ideal é procurar por notícias, ou então saber se existe algum conhecido na empresa.

Com este preparo é possível saber o que a empresa faz e garantir pontos positivos na análise.

2 – Pontualidade

A pontualidade também é observada pelos recrutadores. Normalmente, o horário que você chega à entrevista já é analisado.

O recomendado é chegar com antecedência, mas sem exagerar, pois pode demonstrar ansiedade.

3 – Vestuário

Toda profissão possui um tipo de vestimenta, por isto, suas roupas precisam estar aptas para a entrevista inclusive da empresa. Esqueça o short, blusas decotadas, saias e as bermudas.

A dica é não exagerar e usar peças que sejam sóbrias. Para facilitar, procure descobrir quais as regras de vestimenta da empresa e siga como base.

4 – Comportamento pessoal

Durante a conversa é preciso saber usar corretamente as palavras, o tom de voz e sempre evitar as gírias. Todas estas características são observadas pelos recrutadores.

Como exemplo, se você demonstra uma variação no tom de voz ou usa uma palavra ofensiva, isto pode influenciar no resultado. Além disso, as gírias e expressões devem ficar de fora do seu linguajar, pois você precisa demonstrar na entrevista de emprego que é um profissional.

Além disso, durante as repostas, é preciso manter uma coerência, ou seja, pense com calma nas respostas e seja objetivo. Em hipótese alguma você deve falar de forma vaga ou incoerente.

Todo candidato bem preparado sabe falar de forma sucinta, além de falar de sonhos e suas metas profissionais.

5 – Apresentem suas questões

Utilize as perguntas que você estudou antes da entrevista. A ideia é você demonstrar uma posição. Mesmo com as reservas não deixe de mostrar-se entusiasmado.

Nas questões seguintes você deve discutir os pontos que não lhe agradam, para isto é preciso fazer as perguntas certas.

6 – Você deseja a vaga

O interesse não pode ser apenas pela empresa, é preciso que o recrutador veja que você tem vontade de trabalhar lá. Além disso, depois da entrevista você pode tirar dúvidas sobre as vagas e orientar-se sobre como é o trabalho ou procurar saber outro detalhe que é do seu interesse.

7 – A entrevista de emprego pode ser uma negociação

Por fim, na entrevista de emprego o candidato precisa se posicionar como se estivesse em uma negociação. Muitos candidatos vão e aceitam qualquer proposta.

Na realidade, a ideia é saber negociar a vaga de forma justa, assim o candidato pode se dar bem e acabar conquistando a vaga.

Com esta postura é possível saber sobre sua capacidade, inclusive quanto vale o seu trabalho e assim compreender o resultado da seleção.