Confira a crítica de “Tudo Pode Dar Certo”

Confira a crítica de “Tudo Pode Dar Certo”

No seu mais recente filme, ambientado em Nova York, o renomado cineasta Woody Allen nos apresenta Boris Yellnikoff, um idoso mal-humorado que tem o costume de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele acredita ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo.

Tudo Pode Dar Certo: Uma análise sobre o filme de Woody Allen

No filme, um dia enquanto se prepara para entrar em seu apartamento em Nova York, Boris Yellnikoff é abordado por Melodie St. Ann Celestine, que pede para entrar. A contragosto, Boris permite que ela fique em seu apartamento por alguns dias.

Com o tempo, Melodie não parece ter planos de sair e revela a Boris que está interessada nele. A partir daí, a vida de Boris muda e novos personagens intrigantes entram em cena.

O filme apresenta todos os elementos típicos do estilo de Woody Allen, desde a ambientação em Nova York até o seu humor característico, baseado em um texto ágil e sarcástico que é transmitido de forma leve, jovial e às vezes um pouco tolo.

Assim como em muitos outros filmes de Woody Allen, este também parece mais uma peça teatral filmada do que um filme propriamente dito.

O ponto forte da produção é o texto, repleto de diálogos que geram situações cômicas e risos através das falas dos personagens.

Os atores, como de costume, são muito bem dirigidos pelo cineasta, que os coloca em posição de destaque.

Entretanto, o filme acaba seguindo a mesma fórmula já vista em outras produções de Allen, tornando-se cansativo em alguns momentos e até mesmo chato em outros.

Embora ainda seja uma boa opção para quem aprecia o estilo do diretor, não oferece nada de realmente novo ou inovador em termos de cinema.

Ficha Técnica
  • Titulo: (Whatever Works, 2009)
  • Direção: Woody Allen
  • Roteiro: Woody Allen
  • Gênero: Comédia/Romance
  • Origem: Estados Unidos/França
  • Duração: 92 minutos
  • Tipo: Longa-metragem
  • Nota: 6.0