Curso de Medicina | Faculdade e Guia do Estudante

Faculdade de Medicina

Medicina é a área que estuda a saúde do corpo humano, tratamentos e formas de prevenção de doenças. A função do médico é diagnosticar e prevenir enfermidades, buscando a cura e o bem estar de seus pacientes. Reconhecida como uma profissão indispensável para a humanidade, a área permite uma ampla atuação no mercado de trabalho.

Faculdade de Medicina

A duração média do curso é de seis anos, que se dividem em aulas teóricas, práticas e estágio obrigatório. Durante esse período o médico aprende a atuar em diversas áreas da saúde, como a realização de cirurgias, diagnóstico de tratamentos, técnicas de prevenção, entre outras atividades. Após a graduação, grande parte dos médicos se especializa em uma área, o que direciona sua atuação no campo.

A jornada de trabalho de um médico costuma ser bastante cansativa. Em hospitais, os profissionais podem passar por plantões de até 14 horas seguidas. Muitos médicos se dividem entre atendimento em consultórios e hospitais, necessitando conciliar os horários e pacientes.

O curso de medicina é integral, e ainda exige a realização de atividades extracurriculares, como participação de palestras e pesquisas na área. Para entrar na universidade também não é fácil: a graduação é uma das mais concorridas nas universidades do Brasil. Nas universidades particulares, a mensalidade do curso varia entre 4 a 7 mil reais.

Áreas de atuação do médico

O médico pode atuar como clínico geral, título que recebe após a graduação, ou também realizar uma especialização. Entre elas está a oncologia, que trata portadores de câncer; pediatria, dedicada ao atendimento de crianças; geriatria, que trata pacientes idosos; e cardiologia, especializada em doenças do coração. Cada divisão tem como objetivo aperfeiçoar o tratamento e aprofundar o conhecimento do profissional sobre um tipo de enfermidade.

Mercado de trabalho do médico

O mercado de trabalho para médicos é bastante variado, já que é uma profissão que abrange muitas áreas de atuação. O médico pode trabalhar em hospitais, consultórios e postos de emergência. Segundo estudos do IPEA, a taxa de ocupação na área é bastante alta. Além disso, a carreira é a que possui maior remuneração, com salário inicial de aproximadamente R$6,5 mil mensais.

Leia mais...