Porquê escolher um curso técnico? Muitas pessoas recém-formadas no ensino médio, bem como, aqueles que buscam avançar na carreira profissional, precisam escolher entre fazer um curso técnico profissionalizante ou buscar voos maiores em uma universidade.

Por que investir em cursos técnicos?

Embora nos últimos anos, o ensino superior vem chamando maior atenção dos jovens, optar por um ensino profissionalizante de nível oferece vários benefícios. Então, continue lendo e descubra as vantagens de um curso técnico?

Mas, afinal, quais as vantagens de se dedicar a um curso técnico? Conciliando teoria e prática para atender às necessidades do mercado, a educação profissional de nível técnico garante o desenvolvimento de competências fundamentais para que os alunos se transformem em profissionais de qualidade em suas futuras áreas de atuação, com um ótimo potencial de empregabilidade.

Quais as principais vantagens de fazer um curso técnico?

Separamos para você cinco aspectos que fazem dos cursos técnicos, uma modalidade que vale a pena. Confira!

1. Menor tempo de duração

Os cursos técnicos costumam ser mais curtos do que a maior parte dos cursos de graduação. Por isso a opção é interessante para quem tem pressa de ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

2. Foco na profissionalização

Como o foco é qualificar o aluno para desempenhar uma profissão, o curso técnico tem um caráter prático muito grande.

Nele você aprende fazendo e sai preparado para os desafios da sua profissão.

Além disso, muitos cursos ofertados em instituições como o SENAI e SENAC, estão de acordo com o perfil econômico da região. Ou seja, uma região conhecida pelo pólo industrial de cana de açúcar e álcool, terá cursos ligados nessa demanda.

3. Mais chances de emprego

Há uma carência de profissionais de nível técnico no Brasil, o que aumenta as oportunidades para quem opta por essa modalidade. Uma pesquisa feita pelo SENAC em 2014, mostrou que 84% dos alunos de seus cursos técnicos foram inseridos no mercado logo após a conclusão da capacitação.

É claro que, de 2014 para cá, muita coisa mudou na economia brasileira, mas, com tendência de crescimento nos próximos anos, é possível que a taxa de empregabilidade para formandos em cursos técnicos volte a crescer.

4. Salários mais altos

Com um curso técnico você pode também ganhar mais. Segundo estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, um diploma técnico pode aumentar a renda do trabalhador em até 24%, em relação ao profissional sem formação.

5. Você mais perto da universidade

Com mais oportunidades de emprego e salários mais altos, a chance de você ter condições de emendar um curso de graduação e entrar na tão sonhada universidade também cresce. É só planejar!