Profissões na indústria e agronegócio valorizadas para o nível técnico

3 meses atrásEmpregos e Carreiras

Para quem está escolhendo ou pretende mudar de profissão, uma das possibilidades com grande empregabilidade, está no setor da indústria brasileira.

A indústria nacional vem passando por constantes transformações tecnológicas, bem como renovações para competir com grandes mercados mundiais. Ou seja, é um mercado de trabalho que exigem profissionais capacitados, e habilitados para atender a essa demanda.

Profissões na indústria e agronegócio estão entre as que oferecem melhores salários para o nível técnico

A boa notícia fica por conta da grande demanda de profissional com nível técnico. Profissionais com formação em cursos técnicos, além do menor tempo de formação, ainda podem entrar mais rápido no mercado de trabalho.

A remuneração, também, vem atraindo mais pessoas para a formação de nível técnico com foco na indústria ou no agronegócio.

A análise feita com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2011, a mais recente disponível, mostra ainda que os técnicos formados para trabalhar na indústria são os que recebem os maiores salários, em média de R$ 2.519,34. O valor é 24,3% maior que o recebido por técnicos de outras áreas como comércio, serviços ou agropecuária (R$ 2.027,54)” fonte: portaldaindustria.com.br.

Profissionais técnicos mais procurados pela indústria

A escolha do melhor curso técnico deve embasar algumas questões a serem verificadas e ponderadas. Dentre elas: habilidades, preferências, afinidades e demandas regionais.

Abaixo, enumeramos dez profissionais técnicos, que estão entre os mais procurados pela indústria. A lista foi organizada em ordem alfabética.

1- Análises químicas

O técnico de Análises Químicas tem como funções dentro de um processo produtivo, o planejamento e a coordenação das atividades laboratoriais. Bem como, realizar análises químicas, físicas, físico-químicas, bioquímicas e microbiológicas.

2- Eletrônica

Uma das mais amplas áreas dentro do mercado produtivo moderno. A eletrônica está presente em praticamente tudo. Desde sistemas de alarmas, passando por controle de estoques e vigilância interna.

O Técnico de Eletrônica é responsável por desenvolver circuitos eletrônicos, integrar de sistemas eletrônicos e realizar a manutenção de circuitos e sistemas eletrônicos.

3- Logística

O técnico de Logística tem por objetivo o planejamento, execução e controle das operações dos processos logísticos. Bem como,  atender a demanda de suprimentos, produção e distribuição de bens e serviços.

4- Manutenção de Máquinas industriais

Com um mercado globalizado, a competitividade, não permite margens para contratempos. Por isso a industria não abre mão de manter seu maquinário em bom estado.

O técnico de Manutenção de Máquinas Industriais, é responsável por trabalhar na equipe de manutenção desses importantes equipamentos. O profissional é responsável por planejar, executar e controlar a manutenção de sistemas, equipamentos e máquinas mecânicas.

5- Mecânica Automotiva

Na ultima década a frota de veículos automotivos quase que duplicou. O mercado de manutenção de carros, caminhões e utilitários, necessitam de bons profissionais.

O Técnico de Manutenção Automotiva tem por objetivo realizar a manutenção e a inspeção de sistemas automotivos, participarem da gestão de recursos utilizados nos processos produtivos e de manutenção. Na indústria, também participa do processo produtivo de veículos automotores.

6- Mecatrônica

A automação de diversos processos em uma linha de produção, é realidade nas empresas mais competitivas do mercado.
O Técnico de Mecatrônica é um dos profissionais na linha de frente no desenvolvimento de sistemas de automação, visando à qualidade e produtividade desses processos.

Um processo essencial para a fluidez dos processos de manufatura, integrando as tecnologias eletrônica, mecânica, de controle automático e computação.

7- Metalurgia

Da indústria automotiva à construção civil, a metalurgia é um mercado amplo, com vagas de empregos em diversas regiões do país.

O Técnico de Metalurgia atuam no planejamento, supervisão, gestão e operação dos processos metalúrgicos de fundição, conformação e soldagem. Bem como no tratamento térmico e de superfície e controles laboratoriais.

8- Plástico

A indústria plástica está presente em toda cadeia produtiva da industria em diversos segmentos. Com um mercado tão forte e atuante, é necessária uma grande demanda de mão de obra qualificada.

O Técnico de Plásticos atua nas funções de  controlar e executar atividades relativas aos processos da indústria de materiais plásticos. Bem como participar do desenvolvimento de produtos e garantindo a sua qualidade.

9- Refrigeração

O Técnico de Refrigeração e Climatização atua na elaboração de projetos de instalação de sistemas de refrigeração e climatização sob supervisão. Bem como, na coordenação da execução da manutenção e da instalação de sistemas de refrigeração e climatização.

10- Segurança no Trabalho

Profissional exigido por lei na indústria e em grandes organizações para  atender  a legislação e normas aplicadas à segurança, saúde e meio ambiente.
A área exige profissional qualificado, disciplinado e com ótimo senso organizacional e preventivo.

O Técnico em Segurança no Trabalho é responsável pela coordenação e realização de ações para assegurar a integridade física e mental das pessoas. Bem como atando na preservação do meio ambiente, do patrimônio e da imagem da organização.