Escolas oferecem bolsas de estudos no curso de Técnico em Enfermagem

Bolsas de estudos nos cursos de técnico em enfermagem

Profissão de técnico em enfermagem exige boa afinidade com a área de saúde, gostar de lidar com pessoas e a busca constante por conhecimentos. O mercado para os profissionais são amplo, podendo trabalhar em clinicas, spas, postos de saúde, hospitais e participando de equipes multidisciplinares, centro cirúrgico, saúde do idoso, saúde no trabalho, resgate, pediatria e terapia intensiva.

Curso técnico em enfermagem

Quem opta por fazer um curso na área de enfermagem, seja o técnico, auxiliar ou enfermeiro, precisa antes de tudo saber lidar com suas emoções, saber que o ato de servir e acolher as pessoas é algo muito nobre. Pois atenderão pessoas enfermas em situação de grande fragilidade, necessitando de cuidados especiais.

Bolsas de estudos nos cursos de técnico em enfermagem

Para quem deseja fazer o curso técnico em enfermagem,  saiba que é possível conseguir bolsas de estudos. Algumas instituições podem oferecer bolsas de estudos parciais ou mesmo 100 gratuitas, como as oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

O Pronatec é um programado do Governo Federal, com foco no desenvolvimento social e econômico do país, destinado para alunos  de baixa renda ou provenientes de programas de transferência de renda como o Bolsa Família.

Bolsas de estudos e cursos gratuitos

É possível também encontrar bolsas oferecidas em instituições de ensino em escolas particulares, públicas e hospitais. Bem como  em algumas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –SENAC, e as ETECs – Escola Técnica Estadual.

Curso gratuito oferecido pelas ETECs

As ETECs – Escola Técnica Estadual, é uma boa opção para quem não tem condiçõs de financiar os seus estudos. No Estado de São Paulo,  os cursos são oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Quem deseja concorrer a uma bolsa de estudo, é preciso comparecer em uma unidade da ETEC mais próxima, verificar se o curso é oferecido nessa unidade,  preencher um cadastro e participar do processo seletivo.

Bolsas de Estudos oferecidas pelo SENAC

O Senac, manter parceria com o Governo Federal para oferecer cursos gratuitos pelo Pronatec. Alem disso, a instituição mantem uma política própria de bolsas de estudos, na qual oferece descontos nas mensalidades.

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial,  é uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, presente em todos os estados e nas principais cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Florianópolis, Salvador, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Belo Horizonte, Ribeirão Preto entre outras.

Para participar do processo seletivo de bolsas de estudo gratuita oferecida pelo SENAC, os interessados deverão acessar o site da instituição em www.senac.br,  e preencher um cadastro.

Diferenças entre enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem

Para quem não é do meio, pode pensar que todo o profissional que atua junto aos pacientes são enfermeiro, é comum os pacientes chamar todos como enfermeiro, mas na verdade não é bem assim, existem diferentes níveis de atuação, responsabilidades e conhecimentos dentro da área de enfermagem, saber diferenciá-las é muito importante na hora de escolher um curso de enfermagem.

Se um profissional faz um curso de técnico em enfermagem, precisa ter ciência que com essa habilitação, não chegará a ser enfermeiro, não existe exceção, as profissões são regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, portanto para não ter frustração, bem como escolher o melhor curso de acordo com sua escolaridade e condições financeiras, preparamos um pequeno manual explicando as diferenças e atribuições e formação de cada função.

Auxiliar de Enfermagem

Profissional com uma formação mais curta, responsáveis por procedimentos de baixa complexidade e riscos aos pacientes como alimentação e higiene, para atuar como auxiliar de enfermagem é necessário fazer um curso de com duração de 1 ano, entre as opções de trabalho estão: clinicas, maternidades, postos de saúde e laboratórios.

Técnico em Enfermagem

Função intermediaria, o técnico em enfermagem necessita fazer um curso de formação técnica com duração de 1 ano e meio, após a formação o profissional estará habilitado a atuar junto a pacientes com media e alta complexidade em unidades de terapia intensiva (UTI).

Enfermeiro Padrão

Para atuar como enfermeiro, é necessário realizar um curso de graduação, a faculdade de enfermagem tem duração de 4 anos, habilitando o profissional a prestar assistência direta a pacientes graves e realizar procedimentos de maior complexidade, supervisionar auxiliares e técnicos e liderar equipes de atendimento incluindo os técnicos e auxiliares.

Essas informações deve ser observadas com mais critério antes de escolher uma profissão dentro da área de enfermagem. Alem disso, para ser um bom profissional é recomendável realizar seus cursos em escolas e faculdades de boa qualidade, com materiais pedagógicos e equipes de professores qualificados.

Leia mais...