Saiba como pesquisar artigos científicos no Google Acadêmico

O Google Acadêmico é um mecanismo de busca acadêmico gratuito que pode ser acessado por qualquer pessoal. Porém, seu uso mais comum é destinado a estudantes, professores e pesquisadores. Em seu banco de dados é possível encontrar literatura acadêmica de diversas disciplinas e fontes acadêmicas, como: artigos revisados, teses, livros, publicações científicas, resumos e muito mais.

Como fazer busca no Google Acadêmico?

Sendo assim, foi dessa forma que todos os arquivos de literatura acadêmica (abrangendo todas as áreas de estudos) foram separados para os estudantes, que agora podem encontrar livros, teses, e-books, artigos científicos, resumos, projetos acadêmicos e muito mais por um serviço oferecido pelo Google e sem mais precisar ficar se debatendo para encontrar esses materiais nas pesquisas normais de outros sites de pesquisas.

Pela abrangência possibilitada pela plataforma, devemos destacar que as suas fontes e demais disciplinas podem estar ali para lhe ajudar na realização dos seus estudos e trabalhos científicos, acadêmicos e demais projetos.

São livros, teses, artigos revisados por especialistas no assunto, organizações de profissionais, resumos e até mesmo pequenas bibliotecas com pré-publicações de entidades de caráter acadêmico, como é o caso de universidades. Ou seja: tudo aquilo voltado para o meio acadêmico e científico pode ser facilmente encontrado por meio do Google Acadêmico, que encontra dentro de alguns segundos todas as pesquisas e demais estudos com maior relevância sobre aquele tema que está sendo pesquisado no momento.

Como usar o Google Acadêmico?

Entre os recursos do Google Acadêmico, podemos começar destacando que com ele se torna possível pesquisar pelas mais variadas fontes, que estão em um único local. Além disso, é possível localizar citações de autores para utilizar em seu estudo, resumos para lhe ajudar a entender determinado assunto e demais artigos.

Além disso, o Google Acadêmico se destaca por sempre ser o “primeiro a descobrir” quais são os principais artigos considerando as mais variadas formas de pesquisa acadêmica.

Classificação dos artigos

Como usar o Google Acadêmico para pesquisar artigos científicos
Pesquise no Google Acadêmico: trabalhos acadêmicos, artigos científicos, escolares e jornais de universidades.

A classificação dos artigos, livros e demais publicações no Google Acadêmico ocorre considerando a relevância desses artigos para a comunidade acadêmica, sendo que as referências com maior caráter de utilidade são os primeiros a serem exibidos, logo nas primeiras páginas do Google (assim como também ocorre com as pesquisas normais da ferramenta de pesquisa).

Para chegar a essa classificação, o Google Acadêmico considera o texto completo de cada um dos artigos, livros, estudos ou projetos, a relevância do autor para a comunidade acadêmica, a publicação pelo qual tal artigo foi publicado e a própria frequência pela, qual o autor é citado em demais publicações considerando a sua área de estudo acadêmica.

Quando utilizar

É claro que o Google Acadêmico também não precisa ser utilizado para cada uma de nossas pesquisas na internet. Por outro lado, ele é altamente recomendado para a realização de projetos de maior importância, como é o caso de TCCs, teses acadêmicas e outros, monografias, projetos de iniciação científica e outros trabalhos com caráter mais voltado para o público acadêmico.

Sendo assim, se você é estudante e ainda não conhece o Google Acadêmico, saiba que ele é uma ferramenta que todos os estudantes deveriam conhecer: assim, não perca a sua oportunidade de também contar com os benefícios do mesmo.