Curso de Graduação em Matemática | Guia de Profissões

Saiba mais sobre o curso de graduação e licenciatura em matemática, que capacita o profissional a atuar em diversas áreas como em escolas, universidades e indústria de tecnologia.

Profissão: Matemático

O curso de graduação em Matemática serve para formar profissionais que atuarão como Professores de Matemática em escolas públicas ou privadas em todas as séries, Professores em Universidades e Cursos, Pesquisadores nas mais diversas áreas que envolvem o estudo da lógica, além de Profissionais que trabalharão em Bancos, Instituições Financeiras ou em empresas dos mais diversos setores.

Descrição do Curso de Matemática

O curso de graduação em Matemática aborda os estudos sobre a lógica, álgebra, estatística, geometria, as quantidades, o espaço e os símbolos, entre outras coisas.

Ao longo dos estudos, o aluno aprende a formular teorias e realizar testes de hipótese, além de estar apto para lidar com algoritmos e equações – estas últimas as duas áreas que estão em alta no mercado de trabalho, em especial nas empresas de tecnologia.

Com duração média de 4 anos, é um curso que dispõe das seguintes disciplinas:

– Álgebra
– Geometria
– Estatística
– Cálculo Diferencial
– Cálculo Integral
– Pedagogia (para os alunos que optam pela Licenciatura)
– Optativas nos temas de Matemática (para os alunos que optam pelo Bacharelado)

Áreas de atuação do matemático

Ensino: leciona como professor em escola de ensino Fundamental e Médio, e pode lecionar como professor de universidade quanto possui pós-graduação na área;

Matemática Industrial: trabalha com as questões que se referem à organização da indústria, com o objetivo de otimizar as produções e o desempenho dos funcionários, entre outros;

Empresarial: trabalha em empresas elaborando técnicas de gestão e soluções de logística ou finanças;

Computacional: desenvolve programas e tecnologias para empresas ou instituições;

Aplicada: utiliza de técnicas e conceitos nas soluções de problemas nas mais diversas áreas;

Análise Numérica: traduz a linguagem matemática para a linguagem de computadores e dispositivos;

Modelagem: projeta modelos matemáticos a fim de simular situações reais e prevenir problemas e acidentes. Normalmente trabalha em conjunto com Físicos, Químicos e Engenheiros.

Mercado de Trabalho do  Matemático

O mercado de trabalho para o Matemático encontra-se aquecido e receptivo, haja vista que as escolas, sejam elas públicas ou privadas, sempre precisam de novos professores, da mesma forma que as universidades. Além disso, o Matemático vem sendo, cada vez mais, requisitado por empresas e indústrias desenvolvedoras de tecnologia. É possível trabalhar nas mais diversas áreas.

Guia de Profissões

Saiba mais sobre o curso de graduação em matemática, que capacita a atuar em diversas áreas como em escolas, universidades e indústria de tecnologia. … Continuar lendo