Conheça doze profissões que estão em alta no mercado

As profissões em alta no mercado de trabalho, sejam no setor de serviços ou produtivo, na maior parte possui relação com áreas técnicas e o universo digital. Para se destacar e ganhar participação no mercado é preciso escolher o segmento que garanta o aumento da receita. Para ter bons resultados é importante que os profissionais apresentem uma capacidade mais estratégica. Um conhecimento analítico, além de ter atenção em relação com os números e precisões.

A maior parte das companhias, buscam por funcionários que sejam capazes de sugerir e enxergar oportunidades e melhorias. Neste caso, alguns cursos em alta no mercado, permite que o profissional atualize o seu currículo e conquiste uma melhor posição.

Todavia, conforme profissionais existe alguns empregos em alta, por isto, quem deseja iniciar uma carreira pode optar por estas opções. Para conhecer melhor as oportunidades, veja as opções em alta, conforme estudo feito pelas consultorias, Michael Page, Page Personnel e Page Talent:

1 – Profissões na área de TI/Digital

Neste segmento o profissional se destaca pela relação com outas empresas do seu nicho. Existe o desenvolvimento de negócios e alternativas para encontrar serviços e soluções e pagamentos.

Normalmente apresenta formação em administração de empresas ou economia e tem conhecimento do mercado financeiro, tecnologia e do consumidor.

Hoje, diversas empresas de pagamentos precisam lidar com a concorrência, e desejam um serviço diferenciado, inclusive as transações virtuais crescem cada vez mais.

  • Designer – especialista em UX

O seu trabalho é cuidar da marca, aplicativos, sites e produtos digitais. Ainda precisa lidar com estudo das tendências e do ambiente virtual. Neste caso, a formação pode ser da área de design, comunicação, arquitetura, além de conhecimento em ferramenta gráfica.

  •  Cientista de dados

Entre as profissões esta também faz parte da pesquisa, pois é o funcionário que possui capacidade e conhecimento de banco de dados. A formação é de matemática, ciências da computação, análise de sistemas, estatística, física entre outras.

Hoje a área digital esta cada vez mais influenciando o mundo dos negócios. Deste modo, as empresas precisam lidar com a ferramentas para trazer melhores soluções para os usuários.

  • Desenvolvedor Mobile

Neste caso, o desenvolvedor mobile está entre as profissões em alta, pois ele possui capacidade de criar aplicativos para plataformas de celular.
No geral, os profissionais que atuam nesta área, migraram de setores de tecnologia, ou estão buscando por cursos especializados na área.

  • Desenvolvedor de Python/Ruby

Faz a produção de programação, desenvolve plataformas, aplicativos e possui formação em engenharia da computação ou análise e desenvolvimento de sistemas.

2 – Profissões na área da Saúde

Nesta área o profissional possui formação na área da saúde e pode atuar em estratégia, mercados públicos e privados. Ainda ele apresenta conhecimento em vendas e administração.

  • Gerente de Educação Continuada — serviços clínicos

Este setor tem conhecimento em educação clínica em hospitais e laboratórios. A formação é de enfermagem ou na área da saúde.

3 – Profissões na área da Finanças

Neste caso, o profissional gerencia a área financeira da empresa. Com formação em administração, engenharia, economia ou ciências contábeis, ele possui experiência no setor e sabe inserir isto no meio de trabalho, para fazer melhorias na empresa.

  • Analista/ Especialista de Planejamento Financeiro

Este elabora projetos, relatórios gerenciais e ajuda no orçamento e análise de custos.
Normalmente possui formação nas áreas financeira e contábil e pode ajudar outros parceiros da empresa, como profissionais de marketing e venda.

  • Analista de Planejamento Tributário

Este tem como função analisar os impostos e diminuir a carga tributária da empresa. Apresenta formação em ciências contábeis ou direito e especialização em direito tributário.

  • Analista Contábil

Tem como habilidade análise e classificação das contas, por isto, ele é útil também no fechamento do balanço, assim como nos investimentos.

4 – Profissões na área da Gestão

  • Analista de Desenvolvimento Organizacional

Entre os cursos em alta, este profissional se destaca pela avaliação, desempenho, guia de carreira e plano de sucesso. Como perfil, ele apresenta formação em administração de empresas e possui especializações em gestão de pessoas.

  • Office Manager

Além do atendimento aos executivos, ele cuida dos pontos administrativos, inclusive a gestão de recepção, motoristas, contatos, inclusive os setores de terceirização e de manutenção. A formação é de secretariado executivo ou administração de empresas.

5 – Profissões na área da Produção

A áreas de produção é forte principalmente no segmento da industria, por elaborar, desenvolver e manter todos os processos produtos de um setor ou negócio.

  • Supervisor de Planejamento e Controle de Produção

Sua função é coordenar o processo produtivo, na entrada até sua finalização. Para formação é preciso conhecimento de processos produtivos, além de gestão, controle e melhorias.

6 – Profissões na área da Vendas

O setor de vendas, é considerado um dos mais importantes dentro de uma cadeia de produção ou serviços.

  • Analista de Compras

Este profissional sabe efetuar negociação com fornecedores e tem habilidade com a gestão. O perfil precisa entender de organização, ser negociador e estrategista.

Deste modo, o analista de compras se enquadra entre as profissões em alta, justamente pela possibilidade de atuar no setor de compras e garantir economias para as empresas. Com a possibilidade de encontrar novos fornecedores, estes profissionais podem gerar oportunidades, além de reduzir os custos.