Cursos profissionalizantes para dar uma guinada na carreira

Sabemos que as novas tecnologias, estão imprimindo um novo perfil de profissional, e isso, atinge também as profissões de nível técnico. Para quem busca dar uma guinada na vida, separamos alguns cursos profissionalizantes que vale a pena ficar de olho.

Dicas para dar uma guinada na carreira em 2021 com cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes que mais empregam nos próximos anos, vão depender muito de como será a retomada econômica do país. Por isso, escolher uma carreira, não pode apenas focar nesse tipo de critério. Portanto, algumas escolhas precisam ser mais conservadoras, como afinidade com a área escolhida, demanda regional, bem como, salário médio.

Devemos lembrar também que há uma enorme diferença entre os cursos que mais empregam e cursos com os maiores salários.

Enquanto o primeiro, não resulta em bons salários, mas há um maior número de vagas, a segunda opção, apesar dos altos salários, pode haver uma demanda pequena de mão de obra. Portanto, tudo isso precisa ser levado em conta na hora de escolher entre os diversos cursos profissionalizantes disponíveis.

Cursos profissionalizantes que vale a pena investir em 2021

Abaixo elaboramos uma lista de cursos técnicos para quem busca dar uma guinada na carreira em 2021. A lista não está organizada por ordem de relevância ou salário, somente para simples consulta das características de cada curso ou profissão em seus respectivos links.

Administração de Empresas:

Onde posso trabalhar com a formação em administração de empresa? O profissional formado no curso técnico em administração, poderá atuar em empresas públicas, privadas, instituições não-governamentais e associações nas áreas de: Finanças, Marketing, Comercial, Recursos Humanos, Organização e Métodos, Produção e Logística. Poderá também atuar como profissional autônomo, na prestação de serviços de consultoria e assessoria.

Cabeleireiro:

Onde posso trabalhar com a formação de cabeleireiro? Os cabeleireiros têm um mercado de trabalho aberto e em expansão. É possível começar a carreira trabalhando para um salão, mas logo abrir o seu próprio espaço, tornando-se um empreendedor.

Cursos profissionalizantes que vale a pena investir
Nos cursos de cabeleireiro, o aluno aprende desde cortes, colorações e tratamentos capilares a modelagens, alongamentos e mudanças de formas – Imagem: Pixabay

Porém, quem pretende ingressar nesta profissão deve estar ciente de que há certo perfil: é importante estar sempre antenado nas últimas tendências da moda, bem como, os universos das celebridades e influenciadores digitais.

Carpintaria:

Onde posso trabalhar com a formação em carpintaria? O mercado de trabalho para quem faz o curso de carpintaria é voltado para a produção de várias estruturas. Entre as mais comuns podemos citar palcos, embarcações, parte de estruturas ligadas a obras civis, cenários, carretas e carrocerias. Além disso, os profissionais aprendem a operar máquinas especiais no curso de carpintaria.

Contabilidade:

Onde posso trabalhar com a formação em contabilidade? Um técnico da área contábil pode atuar em diversas empresas e instituições, incluindo o trabalho autônomo. Dentro de suas atribuições, estão todas as funções de um contador; porém, ele não pode prestar serviços de auditoria, de perícia e de revisão de balanços.

Construção Civil e Acabamento:

Onde posso trabalhar com a formação em construção civil? Não faltam oportunidades de trabalho para mestre de obras, pedreiros ou serventes qualificados.

A preocupação em contratar apenas mão de obra mais barata é coisa do passado. As empresas procuram um profissional extremamente qualificado, em dia com os avanços da tecnologia e, principalmente, eficiente.

Eletrônica:

Onde posso trabalhar com a formação em eletrônica? Esses profissionais são muito desejados nas grandes plantas industriais que trabalham com automação da manufatura, equipamentos e subsistemas. O técnico em eletrônica pode ajudar tanto na instalação quanto na manutenção dos sistemas elétricos de uma organização.

Enfermagem:

Onde posso trabalhar com a formação técnica em enfermagem? Esse setor oferece diferentes tipos de especialização que vão além dos cursos profissionalizantes. Além da enfermagem geral, é possível exercer enfermagem pediátrica e geriátrica, para tratar de crianças e idosos, respectivamente.

Outras alternativas, são a enfermagem médico-cirúrgica, obstétrica, do trabalho, psiquiátrica, de saúde pública e de resgate. Por fim, tem os caminhos acadêmicos e de gestão.

Estética:

Onde posso trabalhar com a formação técnica em estética? Entre os fatores que têm contribuído para o excelente desempenho do setor de estética destacam-se a ascensão da mulher no mercado de trabalho, a expansão do mercado consumidor masculino, o aumento da expectativa de vida, novas tecnologias no desenvolvimento e lançamento de produtos e a busca por procedimentos menos invasivos, que proporcionam melhora da aparência e também bem-estar.

Funilaria em Automóveis e Caminhões:

Onde posso trabalhar com a formação em funilaria de automóveis? A frota de carros e caminhões não para de crescer, principalmente nos grandes centros. E, por isso mesmo, cada vez mais são contratados os serviços para automóveis, sendo a Funilaria Automotiva um dos serviços mais bem pagos, já que os indivíduos costumam pagar bem por um trabalho bem feito.

Manutenção de Máquinas Agrícolas:

Onde posso trabalhar com a formação em máquinas agrícolas? O agronegócio tem ganhado importância no Brasil, que vem se consolidando como um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo. Para alcançar esses bons resultados, o país tem investido em tecnologia para a produção, transformação e distribuição dos produtos agropecuários.

Marcenaria:

Onde posso trabalhar com a formação em marcenaria? O trabalho de um marceneiro, muitas vezes confundido com o de um carpinteiro, é altamente especializado e exige, além de muita habilidade, criatividade, técnica, amplo conhecimento dos materiais e dos equipamentos necessários para a produção de peças de qualidade.

Mecânica de Caminhões:

Onde posso trabalhar com a formação em mecânica de caminhões? Os mecânicos de caminhões têm um amplo mercado de trabalho, que vai desde oficinas mecânicas especializadas, até as grandes montadoras de caminhões do país. Depois de formados, os profissionais não terão dificuldades para conseguirem uma colocação no mercado de trabalho.

Padaria e Confeitaria:

Onde posso trabalhar com a formação em panificação e confeitaria? O mercado nunca esteve melhor para padeiros e confeiteiros. A falta de profissionais qualificados preocupa, pois o mercado passa por renovação de mão de obra para atuar em um segmento cada vez mais competitivo, tanto na indústria, quanto nas padarias. Visto que, os consumidores estão mais exigentes, sempre buscando inovações e soluções de alimentos mais saudáveis.

Pintura Automotiva:

Onde posso trabalhar com a formação em pintura automotiva? Uma área boa para se investir em cursos e que está ficando cada vez mais destaque é a pintura automotiva. A frota de veículos aumenta a cada ano e as empresas precisam cada vez mais de profissionais qualificados para fazer o serviço de pintura.

Refrigeração e Climatização:

Onde posso trabalhar com a formação em refrigeração industrial e residencial? O técnico em Refrigeração hoje é contratado em todas as indústrias do ramo e, por isso mesmo, ter uma formação como essa pode garantir o seu futuro com uma renda boa!