O que aprendi sobre empreendedorismo com Marcus Lemonis

O que aprendi sobre empreendedorismo com Marcus Lemonis

O Sócio é um programa de televisão, exibido no Brasil, pelo Canal de The History Chanel. O reality show faz muito sucesso, principalmente entre os pequenos e médios empreendedores.

Cada episódio de “O Sócio” serve de inspiração para quem deseja ter um empreendimento próprio. Ou mesmo para quem encontra dificuldades em administrar uma empresa já estabelecida.

A estrela do programa é o mega empreendedor Marcus Lemonis. Dono de uma multibilionária corporação, a Camping World.

Marcus Lemonis é o empreendedor certo para investir e salvar empresas em dificuldades. Somente nos últimos 10 anos, reabilitou com sucesso mais de 100 empresas a beira da falência.

Sobre o Programa “ O Sócio”

Em cada episódio, Lemonis faz às empresas uma oferta impossível de ser recusada. “seu dinheiro em troca de uma parte do negócio e uma porcentagem dos lucros”.

Uma vez dentro da empresa, ele então faz de tudo para salvar o negócio e torná-lo lucrativo. Mesmo que isso signifique demitir o presidente, promover a secretária ou fazer ele mesmo o trabalho.

Aprendendo a gerenciar empreendimento com Marcus Lemonis

Um dos principais pilares para reestruturar os empreendimentos, é focar no princípio dos “três P’s” (Pessoas, Processos e Produtos)

Gerindo Pessoas

Para uma empresa ter sucesso, ela precisa ter uma boa equipe. E isso passa pelos donos do empreendimento, que precisam estar 100% envolvidos com o processo. É fundamental dominar o assunto, serem bons gestores, visão de negocio e saber gerir pessoas.

Produtos ou serviços com diferenciais e qualidade

Uma grande ideia e bons empreendedores, também precisam contar com um bom produto ou serviço para oferecer, e isso passa por desenvolver um diferencial, aquilo que se destaca da concorrência, ou algo inovador no mercado.

Processo de produção e gestão

Para fechar essa tríade do sucesso, é preciso ter um bom processo, gerenciar despesas, custos, definir planos e metas, planejar estratégias de venda e produção, diminuindo desperdícios, mas sem abrir mão da qualidade.

Para exemplificar melhor isso, vamos imaginar que um pequeno empreendedor, tem a melhor pizza de sua região, e somente na propaganda boca a boca, conseguiu centenas de clientes.

Porem, ele remunera mal seus funcionários, somente dialoga aos gritos e berros, não tem controle do seu estoque, interferindo ao qualidade do produto, que muitas vezes é preparado faltando alguns dos ingredientes, a pizza demora para ser preparada.

E, por fim, esse empreendedor, não tem noção do quanto custa para fazer uma pizza, ou ele está com uma ótima margem de lucro, ou normalmente, esse produto é subvalorizado, gerando prejuízo no final.

Como salvar uma empresa

No programa Marcus Lemonis, busca salvar empresas a quase falidas e tornas lucrativas, apostando na mudança da cultura organizacional, muitos empreendimentos se perdem no meio do caminho, por aderir certos vícios organizacionais, que tiram os empreendedor do foco, não deixa ver o empreendimento como um todo, perdendo dinheiro e competitividade, assim investe em estratégias ousadas para mudar essa cultura viciosa.

É claro que, em “O Sócio” além de suas experiências de mais de 10 anos, salvando empresas da falência, injeta muitos recursos financeiros, o que a maioria dos empreendedores em dificuldade, não tem acesso.

Mesmo que não temos um Marcus Lemonis de “O Sócio” para salvar nosso empreendimento e os milhares de dólares investido por ele, podemos aprender muito, e fazer uma reestruturação do nosso negocio, dando uma guinada para o sucesso, buscando inserir em nossos projeto, uma nova cultura organizacional e focar no princípio dos “três P’s” (Pessoas, Processos e Produtos), mas para isso precisamos estar abertos a mudanças.